Início Segurança Android coleta 20 vezes mais dados do usuário que iOS, diz estudo

Android coleta 20 vezes mais dados do usuário que iOS, diz estudo

Em comparação com a plataforma da Apple, o iOS, sistema do Google captura e compartilha muito mais informações dos telefones celulares

Não tenha dúvidas: seu smartphone coleta informações sobre você – e praticamente tudo o que você faz – o tempo todo. Soa assustador, mas esta é uma realidade que, embora muitos prefiram não enxergar, faz parte do nosso dia a dia há bastante tempo.

E não importa o sistema operacional, Android ou iOS. Nossos celulares “fofocam” continuamente, onde estamos, o número do telefone e diversos outros detalhes para os “donos” desses sistemas: Apple e Google.

Android vs. iOS

Certo disso, um pesquisador resolveu comparar os dois sistemas operacionais móveis – iOS e Android – e compará-los no que diz respeito à coleta de dados dos usuários; inclusive quando os dispositivos estão inativos. Segundo o estudo, a plataforma do Google coleta cerca de 20 vezes mais dados do que o sistema da Apple (iOS).

Segundo o autor do estudo, o pesquisador Douglas Leith, do Trinity College, na Irlanda, desde que saem da caixa e são ligados pela primeira vez, os smartphones já estão transmitindo dados para o Google e a Apple. E continuam enviando dados quando o usuário insere um cartão SIM ou simplesmente mexe na tela de configurações do aparelho.

Aplicativos e serviços também coletam dados

Os sistemas operacionais não são os únicos vilões dessa história. Aplicativos e serviços que já vêm pré-instalados também coletam informações, sejam eles abertos uma única vez ou não.

Android coleta 20 vezes mais dados do usuário, diz estudo
Android coleta 20 vezes mais dados do usuário, diz estudo

Enquanto o iOS envia automaticamente para a Apple dados da Siri, do Safari e do iCloud, o Android coletava informações do Chrome, YouTube, Google Docs, Safetyhub, Google Messenger, do próprio relógio do dispositivo e até da barra de pesquisa do Google.

Quantidade de dados que coleta

Na inicialização, de acordo com a análise de Leith, um celular Android envia ao Google cerca de 1 MB de dados; já o iOS que envia à Apple cerca de 42 KB. Em modo, o Android envia cerca de 1 MB a cada 12 horas, enquanto a Apple recebe cerca de 52 KB no mesmo período. Só nos Estados Unidos, o sistema do Google coleta ao todo cerca de 1,3 TB de dados a cada 12 horas. Durante o mesmo período, o iOS coleta cerca de 5,8 GB.

Android
Reprodução: andrekheren/pixabay.com

Google e Apple respondem

O Google contestou o levantamento. Segundo a empresa, a análise se baseia em métodos falhos para medir os dados coletados por cada sistema operacional.

Já um porta-voz da Apple se limitou a dizer que a empresa fornece transparência e controle para as informações pessoais que coleta e que o relatório do pesquisador entendeu as coisas erradas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES