A Apple é bastante conhecida por colocar algumas limitações do que pode ser feito com seus aparelhos, especialmente no iPhone com o iOS. Já nesta semana, um hacker chinês conseguiu dar um novo uso para seu iPhone mais antigo.
Assim como mostra o GIF abaixo obtido pelo site myDrivers, um hacker foi capaz de rodar a Miui, interface da Xiaomi para aparelhos com o sistema Android, em um iPhone.
A versão sendo executada no aparelho é a 11, que foi lançada ainda em 2019. Infelizmente, detalhes de quais recursos estão ou não funcionando no aparelho não foram divulgados, mas é provável que alguns sensores estejam desabilitados devido a falta de drivers. Para conseguir executar a interface da Xiaomi, o hacker se aproveitou de uma vulnerabilidade na ferramenta checkm8, que é utilizada para fazer jailbreak.
Projeto para rodar MIUI 11 no iPhone não deve ser disponibilizado
Apesar do desenvolvedor ter feito algo impressionante, infelizmente, o projeto não deve ser disponibilizado para download ou sequer atualizado. Assim como o MyDrivers aponta, a MIUI rodando em um iPhone antigo não tem muito uso e fazer a manutenção de um “port” desses é algo que traria grandes dificuldades.
Dessa forma, a MIUI deve rodar sem receber atualizações de segurança, o que a deixaria com a mesma utilidade do iOS previamente instalado no aparelho.
Já o motivo pelos hackers terem optado pela MIUI 11, enquanto a 12 já está disponível faz tempo, é por conta de sua boa reputação. Recentemente, vale lembrar, a Xiaomi até chegou a criar um novo projeto para melhorar diversos aspectos de sua interface com base no feedback de seus usuários.
Comentários