Recentemente, donos de consoles Xbox encontraram uma brecha de sistema que permitia o uso de emuladores nos consoles mesmo em Modo de Varejo. Não demorou muito para que a Microsoft mitigasse essa prática.

No entanto, pouco tempo depois, um grupo de desenvolvedores revelou que conseguiu encontrar outra falha de sistema que permitia o uso de emuladores nos consoles em qualquer um dos modos – e eles estavam cobrando para ensinar o método.

Agora, ao que parece, o Xbox começou a banir consoles de jogadores que usaram esses emuladores em Modo de Varejo. Por enquanto, os softwares só estão sendo rodados no Modo de Desenvolvedor.

Conforme relatado pelo youtuber Hikikomori Media, que fala sobre emulação em consoles, a Microsoft passou a distribuir suspensões de 15 dias para jogadores que usaram emuladores no Xbox One ou Series S/X.

Ele cita um servidor no Discord que é especializado em emulação nos consoles Xbox e, para verificar a denúncia de banimento, o site Videogames Chronicle entrou lá e confirmou as informações.

Imagem mostra o controle do Xbox Series X por cima do console

Imagem: Joshua Seiler/Shutterstock

Em um comunicado publicado pelo grupo GoldenSky, que cria maneiras de rodar o emulador RetroArch no Xbox, “uma quantidade significativa de usuários recebeu suspensões de 15 dias como um aviso do Xbox. Recomendamos fortemente a remoção de todo e qualquer aplicativo de emulador do seu console no Modo de Varejo imediatamente (o Modo de Desenvolvedor não é afetado). Pedimos desculpas a qualquer pessoa que tenha sido suspensa por 15 dias, sabemos que é uma droga”.

O grupo ainda alerta que, quem recebeu a punição de 15 dias e insistiu em instalar novamente o emulador, teve seu console banido para sempre.

Os emuladores continuam a funcionar nos consoles da empresa, porém, apenas no Modo de Desenvolvedor, que exige o pagamento de uma taxa para ser acessado. Além disso, a alteração entre os modos deve ser feita manualmente e não é possível jogar games do console estando no modo de desenvolvimento.

Chefe do Xbox e a emulação

Phil Spencer Xbox

Foto: eVRydayVR

Em 2021, Phil Spencer, chefe do Xbox, expressou seu apoio à emulação, desde que fosse feita por vias legais. Na ocasião, em entrevista ao Axios, ele disse que isso poderia funcionar como uma forma de preservar um jogo.

“Minha esperança (e acho que tenho que apresentá-la dessa forma a partir de agora) é que indústria permitisse que o hardware moderno executasse qualquer (dentro do razoável) executável mais antigo, permitindo que alguém jogasse qualquer jogo”, disse.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários