Lançado em junho de 2019, o headset de realidade virtual (VR) Valve Index pode ganhar uma nova companhia. Novos indícios sugerem que a dona da Steam está desenvolvendo um novo dispositivo VR, que teria um design semelhante à linha Oculus Quest, do Facebook.

Os rumores vieram à tona por meio do youtuber Brad Lynch. Ele encontrou diversas referências no código Steam VR da Valve para um dispositivo com codinome “Deckard”. Lynch então cruzou essas referências com os pedidos de patente recentes da companhia, intensificando os indícios.

Posteriormente, o portal Ars Technica confirmou com fontes que muitas das informações reveladas pelo youtuber são precisas e que, de fato, a Valve já está trabalhando em um segundo protótipo de headset VR.

Suposto dispositivo VR da Valve

Segundo a página, o Deckard terá um processador integrado que vai eliminar a necessidade de cabo quando conectado a um PC. Aliás, referências sugerem que o headset de realidade virtual terá alguma medida de conexão sem fio — potencialmente a tecnologia Wi-Fi.

Os rumores também indicam que o termo “autônomo” e um código específico insinuam que o dispositivo possa funcionar de maneira independente, sem a necessidade de um PC externo. Na prática, o rastreamento de movimento seria feito “de dentro para fora”.

O portal ainda relata que os detalhes sobre a ótica atualizada do headset da Valve serão precisos, permitindo que as lentes do aparelhos sejam posicionadas mais próximas ao rosto do usuário para melhor conforto e desempenho.

Mesmo processador do Steam Deck?

O rumor de um novo headset VR totalmente autônomo é aquecido à medida que a Valve prepara o lançamento de seu console Steam Deck, que roda em um processador AMD, até o fim do ano.

Anteriormente, a companhia havia mencionado em um FAQ que o portátil “não será otimizado” para VR. No entanto, uma recente entrevista revelou os planos da companhia de utilizar o mesmo processador em algum dispositivo VR no futuro.

“Não estamos prontos para dizer nada sobre [usar o processador AMD em um headset VR]”, afirmou Greg Coomer, designer da Valve, ao The Verge. “Mas funcionaria bem naquele ambiente, com o TDP necessário… é muito relevante para nós e para nossos planos futuros”, completou.

Resta saber se o projeto do Deckard é real, se ele realmente será autônomo e se o mesmo processador do Steam Deck será visto no dispositivo. Com tantos “se”, o que resta, ao menos por ora, é aguardar algum tipo de confirmação.

Fonte: The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários