Início Tecnologia Usuário é acusado de pirataria ao fazer download do Ubuntu

Usuário é acusado de pirataria ao fazer download do Ubuntu

Nos Estados Unidos, um homem está sendo acusado de pirataria por ter baixado a imagem do Ubuntu via torrent

Em muitos países, a internet dos usuários acaba sendo monitorada para que pessoas não baixem arquivos protegidos por direitos autorais. Agora, um caso curioso envolvendo este monitoramento tem criado polêmica nos Estados Unidos.

Um cliente da Comcast, provedora de serviços de internet, recebeu um e-mail sendo acusado de pirataria por ter feito o download do Ubuntu. O arquivo em questão teria sido baixado via torrent, como mostra a imagem abaixo, que traz outras informações referente ao download.

E-mail acusando usuário de pirataria
Reprodução: NateNate60

O Ubuntu é uma distribuição Linux gratuita, que pode ser baixada por diferentes métodos através de seu site oficial e, assim, o download de seu arquivo oficial não deveria ser considerado ilegal. Inclusive, a hash do arquivo vista no e-mail prova que o download era da imagem ISO oficial.

Algo curioso que também pode ser visto no e-mail é que a empresa acusando o usuário de pirataria não é a Canonical, desenvolvedora do sistema. A reclamação partiu da empresa OpSec Security, que é especializada em tarefas voltadas contra a pirataria.

Fazer downloads via torrent não é necessariamente pirataria

Ao longo dos anos, é claro, os torrents acabaram se tornando um método bastante popular para pessoas fazerem o download de filmes, jogos e outros conteúdos protegidos por direitos autorais. Apesar disto, esta tecnologia P2P foi criada para o compartilhamento de arquivos e o uso da mesma para o download de uma distribuição Linux não deveria ser considerada pirataria.

Em uma publicação feita no Reddit, o usuário informou que apenas ignorará este aviso e que não quer arriscar perder o seu acesso a internet. O TorrentFreak, site que apurou a notícia inicialmente, entrou em contato com a OpSec Security, mas não obteve um posicionamento da empresa sobre o caso.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES