Tim Berners-Lee, o criador da web, participou do evento Tech Vision da Accenture, sobre tendências em tecnologia para 2022 e falou sobre o metaverso. Para o “pai da internet”, no futuro da web “todos irão para o metaverso”.

“Quando criei a web há 33 anos, não sabia se seria um sucesso, achava que podia dar errado”, afirmou o inventor. No entanto, a evolução da web ainda promete muito. “Achava que todos iríamos para o metaverso”, afirmou Berners-Lee. Obstáculos como acesso rápido à internet universal impedem que isso tenha se tornado realidade, completou.

Berners-Lee criou a Inrupt, em parceria com John Bruce, para ajudar a identificar tendências e inovação no futuro da web, para convencer empresas e pessoas a investir em tecnologias como o metaverso.

O futuro é metaverso

O evento TechVision foi apresentado ao vivo e baseou-se em relatório da Accenture sobre impacto do metaverso para negócios e para o cotidiano da sociedade. Em pesquisas realizadas com a audiência, uma das tendências que mais preocupou a audiência foi o “metaverso responsável”, a ideia de que não basta trazer a inovação mas pensar como pode ser lidar com dados, por exemplo.

Tim Berners-Lee metaverso

Tim Berners-Lee e John Bruce, criadores da Inrupt falam sobre o futuro da internet

Redes sociais e aplicativos devem se unir para um futuro aberto no metaverso

Para Berners-Lee, “não deve existir só um super-aplicativo no futuro, mas vários aplicativos”. Todos, de acordo com o criador da web, devem dar aos usuários controle de seus dados, usar seus dados apenas com seu consentimento. Em vez de estarem diferentes silos, separados por empresas ou finalidades, poderão se interconectar caso o usuário deseje e compartilhe seus dados.

Uma mensagem importante foi dada às redes sociais e o uso que fazem dos dados dos usuários, por Berners-Lee. “Precisamos modificar as redes sociais, devemos quebrá-las e deixá-las abertas, para fazer com que fiquemos mais empoderados como indivíduos utilizando-as, o que é melhor do que sentir que estão nos explorando”, declarou Berners-Lee.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários