Em uma força-tarefa no combate à desinformação nas eleições deste ano, o Tribunal Superior Eleitoria (TSE) formalizou nesta terça-feira (15) uma parceria com oito plataformas: Google, WhatsApp, TikTok, Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e Kwai.

Em uma cerimônia virtual, as empresas envolvidas assinaram memorandos de entendimento, que trazem ações, medidas e projetos a serem desenvolvidos junto com o TSE. As ações serão colocadas em prática mesmo após o período eleitoral, até dia 31 de dezembro.

Redes sociais abertas em smartphone

Foto: dole777/Unsplash

Remoção de conteúdos

Uma das principais ações envolve a remoção de conteúdos que possam prejudicar o processo eleitoral. TikTok, Facebook e Instagram já disseram que irão excluir publicações potencialmente nocivas.

Facebook e Instagram terão ainda um canal de denúncia exclusivo para o TSE. “Uma vez recebida a denúncia, ela será analisada pela Meta, proprietária dos aplicativos, e se o conteúdo reportado violar as políticas das plataformas, será removido”, explica a empresa.

Facebook e Instagram nas eleições

Imagem: rvlsoft/shutterstock.com

“Não dependemos apenas de decisões binárias de remoção e ou exclusão de conteúdo, pois sabemos que oferecer a pessoas o contexto adequado é também uma ferramenta eficaz e importante para combater a desinformação”, disse Daniele Kleiner Fontes, chefe de políticas públicas do Twitter.

O WhatsApp se comprometeu a continuar suspendendo contas que apresentem “atividade inautêntica”. “A eleição brasileira é a mais importante para o WhatsApp no mundo em 2022”, afirmou um representando da plataforma.

WhatsApp

Imagem: Sergei Elagin/shutterstock.com

O Google, por sua vez, anunciou que a empresa irá divulgar um relatório de transparência de anúncios políticos. Marcelo Lacerda, diretor de relações governamentais da empresa no Brasil, explicou que a ideia é dar “visibilidade sobre quem contratou esses anúncios, quanto pagou, para quem esses anúncios foram servidos e quais os parâmetros utilizados para a segmentação desses anúncios”.

Outras iniciativas

Além do comprometimento com a transparência e remoção de conteúdos que possam prejudicar as eleições brasileiras, as plataformas também disseram que pretendem focar esforços na disseminação de informações oficiais sobre o pleito por meio de links, stickers, avisos e bots do próprio TSE.

A parceria entre o TSE e as plataformas não envolve nenhuma troca de dinheiro.

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