Novo carro da F1 tem muita tecnologia e novidades para 2022
By - Marcelo Rodrigues, 15 julho 2021 às 16:00
A FIA, entidade máxima do automobilismo esportivo, revelou nesta quinta (15), o novo carro que servirá de base para a temporada 2022 da F1 e tem o objetivo de promover disputas ainda mais acirradas dentro da pista.
O modelo servirá de base para que as montadoras façam pequenos ajustes e apresentem seus possantes para o próximo ano de competição da Fórmula 1.
A new era has arrived
Your first glimpse of the full size 2022 F1 car!#F1 #F12022 pic.twitter.com/e8RQaV5g7P
— Formula 1 (@F1) July 15, 2021
F1 2022: foco na velocidade
A divulgação do carro foi feita junto da publicação das novas regulações da categoria para o ano que vem. Segundo a FIA, o projeto vem sendo desenvolvido desde 2017 e leva em consideração mudanças importantes para aumentar a competitividade na F1.
Para chegar ao modelo que vai estrelar a Fórmula 1 em 2022, os engenheiros da federação submeteram o bólido a mais de 7.500 sessões de simulação – gerando 500 TB de dados – e passou por mais de 100 horas de testes em um túnel de vento da Sauber, na Suíça.
Entre as mudanças mais esperadas, está um design reformulado e ainda mais focado na velocidade na F1. Algumas das alterações aerodinâmicas, por exemplo, prometem corrigir os problemas de downforce dos carros atuais e permitir mais ultrapassagens.
Enquanto isso, toda a parte do nariz do automóvel foi repensada para que o piloto não perca velocidade quando estiver na cola de um adversário. O novo formato dos aerofólios traseiros também ajuda a dispersar o ar que corre pelo carro sem prejudicar quem vem atrás.
Carro flex
Além disso, os carros da F1 em 2022 vão contar com pneus de 18 polegadas com perfil baixo, cobertura inédita em cima das rodas frontais e o retorno dos túneis de ar na parte de baixo do equipamento para mantê-lo mais próximo do asfalto.
Os novos modelos ainda vão abrigar um combustível mais limpo, com 10% de etanol misturado à gasolina de alta octanagem utilizada pela categoria – ou seja, estamos diante de uma Fórmula 1 “flex”.
Por fim, a FIA explica que aprendeu ainda mais com acidentes recentes – como o sofrido por Romain Grosjean em 2020, no GP de Bahrein – e, por isso, o carro-base do esporte para o próximo ano é ainda mais seguro, protegendo o piloto e dificultando a exposição do tanque de gasolina em caso de acidente.
A temporada 2022 da F1 já está confirmada, mas segue sem data de estreia.
Fonte: FIA
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