Huawei vai cobrar royalties por smartphones com suas patentes 5G
By - Cesar Schaeffer, 17 março 2021 às 14:50
As restrições à gigante chinesa Huawei vêm de todos os lados: os EUA baniram a empresa no 5G. Por aqui, dizem que a Huawei não tem os requisitos necessários para fazer parte da rede 5G privativa do governo. Enquanto isso, a empresa chinesa conhecida por ser uma das maiores marcas do mundo, fechou 2020 com 100 mil patentes ativas – boa parte delas relacionadas à tecnologia 5G.
É verdade, a proibição comercial dos Estados Unidos afetou a empresa no setor de smartphones. Agora, para gerar uma fonte alternativa de receita e cobrir o prejuízo, a Huawei vai cobrar royalties de empresas como Apple e Samsung por dispositivos vendidos com suas patentes 5G.
De acordo com a Bloomberg, o diretor jurídico da Huawei, Song Liuping, disse que a empresa planeja negociar taxas de licenciamento para suas patentes 5G com a Apple e Samsung. A gigante chinesa pretende angariar pagamentos entre US$ 1,2 bilhão e US$ 1,3 bilhão na forma de taxas de licenciamento entre 2019 e 2021.
Alternativas da Huawei para driblar as sanções dos EUA
E para ser ainda mais competitiva, a Huawei prometeu cobrar taxas de licenciamento mais baixas do que seus concorrentes para equipamentos de telecomunicações. Jason Ding, chefe do departamento de propriedade intelectual da Huawei, disse que a empresa pretende limitar os royalties para 2,50 dólares por smartphone. Hoje, a Qualcomm, por exemplo, cobra taxa de 7,50 dólares da Apple.
Os executivos da Huawei enfatizaram que as sanções americanas impostas pelo governo Trump em 2019 não podem impedir que a empresa seja paga por sua propriedade intelectual, mesmo se a infraestrutura 5G for desenvolvida por outra empresa.
Fonte: Bloomberg
Comentários