Não é só a falta de suprimentos que tem causado mudanças drásticas no setor de semicondutores, mas também o fato das big techs quererem se tornar independentes das fabricantes de chips tradicionais. Ao que parece, o Facebook é a mais nova empresa a se juntar a esse time.

Os chips do Facebook

Uma fonte anônima indicou que a companhia de Mark Zuckerberg está seguindo o caminho de outras gigantes da tecnologia e mira o desenvolvimento de sua própria linha de chips. Sim, não estamos falando de um único processador, mas sim de diversos modelos para tarefas específicas dentro do conglomerado da rede social.

Esses hardwares altamente customizados e projetados internamente devem servir não só para reduzir a dependência do Facebook de fornecedores como Intel e Qualcomm, mas também para empoderar ainda mais os servidores da companhia.

Facebook pode estar desenvolvendo seus próprios chips

Reprodução: Jeremy Bezanger/Unsplash

Segundo o leaker, um dos chips pode potencializar as tarefas de machine learning da plataforma, como por exemplo a recomendação de conteúdo e contatos para os usuários da rede. Outro deles, supostamente, aperfeiçoaria a codificação de vídeos para aumentar sua qualidade ao mesmo tempo em que deixa sua reprodução mais leve e rápida.

A informação faz sentido e parece casar com a estratégia da empresa, mas o Facebook foi evasivo na hora de comentar o assunto quando questionado pelo Engadget, não negando ou confirmando o rumor:

“Estamos sempre explorando maneiras de impulsionar maiores níveis de desempenho de computação e eficiência de energia com nossos parceiros de silício e por meio de nossos próprios esforços internos. Mas não temos nada de novo para compartilhar sobre nossos planos futuros neste momento.”

Fonte: Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários