É inegável: 2021 foi um ano lunar. Tivemos luas gigantes, luas de sangue e até eclipses lunares históricos. Agora, quase no finalzinho do ano, o Sol também mostra a que veio com o único eclipse solar total de 2021, que vai acontecer neste próximo dia 4 de dezembro.

A boa notícia é que o evento astronômico será visível exclusivamente no Hemisfério Sul da Terra. A má? Somente a Antártida terá uma visão completa do fenômeno – mas isso não significa que você não vai poder apreciar a brincadeira.

Eclipse solar com a Nasa

Eclipses totais como esse são eventos relativamente raros, que só acontecem quando a Lua está próxima o suficiente da órbita da Terra para conseguir bloquear na totalidade a iluminação da estrela. O que resta? Apenas o envolto luminoso conhecido como coroa solar.

No caso do episódio que acontece neste sábado (4), essa cobertura completa do astro vai durar menos de 2 minutos – cerca de 1m54s, para sermos mais exatos –, mas o eclipse em si tem pouco mais de 2 horas de duração, conforme o Sol é coberto e descoberto pela Lua.

sol

Imagem: Marc Gustave on Unsplash

Segundo dados da Nasa, o evento espacial se inicia às 3h30 da manhã (horário de Brasília) e vai até às 5h37, tendo seu ponto de escurecimento total às 4h44. A agência espacial norte-americana, aliás, vai garantir que você possa conferir tudo mesmo se não estiver na Antártida, Austrália, Argentina e outros países mais ao Sul.

O canal oficial da Nasa no YouTube vai transmitir, a partir das 3h30, uma live mostrando o fenômeno em sua totalidade. Vale a pena aproveitar a oportunidade, já que o próximo eclipse solar total depois deste só deve acontecer em 20 de abril de 2023.

Fonte: Space

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários