Empresa diz não ter acusado usuário de pirataria por baixar Ubuntu
By - Alvaro Scola, 28 maio 2021 às 11:53
Nesta semana, um caso de um usuário ser acusado de pirataria por baixar o Ubuntu via torrent chamou bastante a atenção da internet. Agora, parece que a história pode ganhar novos capítulos.
Em resposta ao Torrentfreak, um dos sites que apurou a notícia, a OpSec, empresa especializada em combate contra a pirataria, disse que não mandou nenhuma notificação referente ao caso do usuário que baixou o Ubuntu. Assim, a empresa disse que NateNate60, a pessoa notificada, teria recebido um e-mail falso ou forjado em nome da Comcast, sua operadora de internet.
Amanda Hershey, gerente de comunicação de marketing da Op Sec, ainda explicou que o comunicado enviado para o usuário poderia ter sido forjado por fontes desconhecidas e que o conteúdo abordado no comunicado parece ser realmente de uma imagem original do Ubuntu. A empresa também disse que casos deste tipo podem ser identificados e comprovados rapidamente.
Outro site confirmou que e-mail do caso de pirataria não foi forjado
Ainda no Reddit, onde surgiu a história e relato do usuário, NateNate60 disse ter entrado em contato com jornalistas do Ars Technica, site especializado em notícias de tecnologia, para verificarem a autenticidade do e-mail. No artigo publicado, após terem analisado o caso, o Ars Technica disse ter comprovado que o e-mail era autêntico e a notificação de pirataria realmente teria sido enviada pela Comcast.
Através de seu perfil oficial no Twitter, o time da Canonical, responsável pelo Ubuntu, disse estar investigando este caso.
Comentários