China proíbe utilização de criptomoedas em bancos e sistemas de pagamento
By - Luiz Nogueira, 19 maio 2021 às 11:21
As criptomoedas, apesar de bastante populares e utilizadas, estão passando por um período de desvalorização. De acordo com o portal Coinbase, o mercado apresentou uma baixa de quase 15% nesta quarta-feira (19).
Os motivos para isso ainda não estão claros, mas acredita-se que tenha relação com o fato de que a China proibiu a utilização de criptomoedas em bancos e sistemas de pagamento.
No entanto, segundo o governo chinês, essa medida é restrita apenas a instituições financeiras. Pessoas podem continuar utilizando os criptoativos para pagamento normalmente.
De acordo com a Reuters, o anúncio da medida foi feito por três órgãos do setor financeiro: o National Internet Finance Association of China, a China Banking Association e a Payment and Clearing Association of China.
Segundo eles, a decisão foi tomada pelo governo devido aos riscos presentes no comércio de criptomoedas.
“Recentemente, os preços das criptomoedas dispararam e despencaram, e o comércio especulativo de criptomoedas se recuperou, infringindo gravemente a segurança da propriedade das pessoas e perturbando a ordem econômica e financeira normal”, declarou o governo em um comunicado.
Por conta disso, a partir de agora, bancos e empresas com sistemas de pagamento online não podem mais oferecer nenhum serviço que envolva o registro, negociação ou compensação de criptoativos.
Comentários