O sistema Full Self-Driving (FSD) da Tesla está cada vez mais próximo de uma versão beta semipública. A última atualização do sistema de piloto automático já havia tornado as funcionalidades mais confiáveis e precisas. Agora, o FSD está se preparando para chegar em mais veículos elétricos (EVs) elegíveis.

Segundo o The Washington Post, os motoristas dos EVs da Tesla já começaram a solicitar acessos ao novo beta do FSD desde o último sábado (25). No entanto, não há garantia de que todos os pedidos serão atendidos e a fabricante deverá avaliar a elegibilidade dos motoristas com base em um sistema de pontuação de segurança.

A companhia afirma que cinco fatores serão usados para avaliar a elegibilidade ao FSD: o número de avisos de colisão frontal que receberam após 1,6 milhões de km rodados, frenagens bruscas, curvas agressivas, corridas inseguras e desligamentos forçados do piloto automático.

Apesar de todos esses pontos servirem como base para a pontuação, a fórmula de frequência de colisão prevista (PCF), que pode prever quantas colisões podem ocorrer a cada 1,6 milhões de km rodados, é a principal responsável para determinar a pontuação de segurança do motorista.

Não foi divulgada qual será a pontuação mínima necessária para obter acesso ao beta semipúblico do FSD da Tesla. Também é incerto se os acessos dos motoristas que rebaixarem suas pontuações serão revogados, mas como o CEO Elon Musk disse que a empresa já fez isso no passado, a possibilidade é mais que real.

Fachada da fabricante de carros elétricos Tesla

Fabricante deve iniciar as avaliações dos motoristas em breve. Foto: Craig Adderley/Pexels

“Pedras no sapato” da Tesla

Embora a disponibilização destes acessos signifique um grande passo para a versão final do Full Self-Driving, a Tesla terá de enfrentar algumas preocupações sobre a segurança do FSD e sobre o recurso Autopilot, no qual o sistema se baseia.

No fim de agosto, a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) revelou estar investigando o piloto automático da Tesla em resposta a 11 acidentes nos Estados Unidos.

Para piorar a situação, Jennifer Homendy, presidente do National Transportation Safety Board (NTSB), afirmou que “questões básicas de segurança devem ser tratadas” antes da expansão do FSD. Homendy adicionou ainda que a Tesla havia “claramente enganado várias pessoas para o mau uso e abuso da tecnologia”.

Isso porque os recursos de direção autônoma de ambos os sistemas da fabricante não são tão autônomos assim. Não à toa, a empresa de Musk reforça a necessidade de os motoristas ficarem de prontidão mesmo que a navegação de piloto automático esteja ligada.

Nem mesmo essas preocupações conseguiram impedir que o FSD avançasse para um beta semipúblico. No entanto, a Tesla terá de demonstrar que tanto o FSD quanto o Autopilot são seguros o suficiente para serem implementados nos veículos elétricos.

Caso contrário, a otimização do sistema de navegação autônoma corre o risco de ficar apenas no papel.

Fonte: PCMag

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