AirTag foi usado para rastrear pacote nos correios do Reino Unido
By - Alvaro Scola, 12 maio 2021 às 16:49
Em evento realizado no mês de abril, além de apresentar novos modelos do iPad, a Apple também apresentou o produto AirTag. O item que se parece bastante com um chaveiro pode ser usado para encontrar itens “perdidos” e chamou a atenção de muita gente preocupada com a privacidade.
Apesar da Apple informar que o AirTag não é feito para rastrear pessoas ou itens em movimento constante e que tem até proteções para isto, um homem do Reino Unido provou em seu blog com um experimento que o novo produto da marca pode servir para esta função.
Para isso, após ter comprado o AirTag, Kirk McElhearn decidiu rastrear o dispositivo ao enviá-lo pelos correios para um amigo em seu país, mas em outra cidade. Assim, durante o período do rastreio, o produto esteve em um envelope comum protegido com plástico bolha.
Após os correios passarem para pegar o pacote, aproximadamente meia hora depois, Kirk pôde começar a ver onde o seu dispositivo da Apple estava com a ajuda do aplicativo “My Find”. Inclusive, para facilitar a tarefa, ele usou um tipo de script em seu Mac para tirar capturas de tela com a localização do dispositivo a cada dois minutos.
Durante a maior parte do tempo, o sistema da Apple mostrou a localização do item de forma bastante precisa. Assim, em um mapa, uma área pequena sempre ficava em destaque para mostrar onde estava o dispositivo, como sugere a imagem abaixo.
Precisão da localização do AirTag depende de iPhones por perto
Mesmo tendo provado que o AirTag da Apple pode ser rastreado quase que em tempo real, Kirk afirma que os resultados podem variar. Em sua nota, ele explica que a precisão do rastreio do produto depende de outros aparelhos rodando o iOS (sistema do iPhone) estarem por perto.
Assim, ao tentar fazer um rastreio, por exemplo, em uma área rural, a localização pode acabar não sendo tão precisa. Já para outras tarefas, como localizar uma bagagem perdida, o AirTag pode se mostrar bem útil.
Comentários