Quem não dispensa um bom filme, uma gameplay insana ou uma partida do seu clube de coração sabe como o fator som é algo indispensável, que pode aprimorar a experiência de qualquer um desses (ou de outros) casos. E quando se fala em qualidade de áudio, a primeira coisa que vem à mente são home theaters e soundbars.

Para quem nunca ouviu falar, a soundbar nada mais é do que a versão 2.0 de um home theater. Enquanto o sistema tradicional conta com diversas caixas de som para proporcionar mais imersão à reprodução, a soundbar pode dar conta do recado de uma forma muito mais compacta, já que baseia-se em uma única caixa sonora em forma de barra que pode ou não incluir um subwoofer.

Isso significa então que vale mais a pena adquirir uma soundbar ao invés de um home theater? A resposta, na verdade, é bem simples: depende. Tudo vai depender das necessidades do usuário, já que um aparelho pode ser mais indicado para determinado caso e vice-versa.

Soundbar x home theater

  • Praticidade

Se a busca for por algo compacto e prático, a soundbar, de fato, pode ser a melhor opção. Sem contar o design moderno, grande parte dos aparelhos conta com apenas um subwoofer — ou nenhum em outros casos. Isso significa que o acessório pode facilmente ser colocado em um hack, em uma instante ou na frente do monitor do PC, por exemplo.

Foto de uma soundbar conectada a um computador

Foto: Jonas Leupe/Unsplash

Neste quesito, o home theater leva a pior. Geralmente, os kits são compostos por quatro ou mais caixas de som. Isso demandará um planejamento extra para ver se o espaço comporta o aparelho, já que algumas das caixas geralmente são colocadas ao lado ou atrás dos sofás.

  • Qualidade de som

No embate entre soundbar e home theater, o segundo leva a melhor no quesito qualidade sonora. A lógica é simples: por dispor de múltiplas caixas de som espalhadas pelo ambiente, a experiência é muito mais imersiva, já que simula uma sensação de áudio em 360º.

Embora alguns modelos de soundbar também contem com a tecnologia surround, a presença de uma única barra de som com alto-falantes fica bem aquém das múltiplas caixas de som do home theater.

  • Potência

Por conta das múltiplas caixas de som, o home theather, naturalmente, demanda mais energia que a soundbar. E isso se traduz também em mais potência. Tanto que alguns modelos mais simples do sistema tradicional chegam a 480 W, mesma potência da linha intermediária/avançada das barras de som.

Foto de home theater

Foto: Operation Shooting/Shutterstock

Mas a escolha entre um e outro dependerá do ambiente. Caso o cômodo seja pequeno ou médio, uma soundbar pode facilmente dar conta do recado. Para ambientes maiores, vale apostar em um home theater.

  • Conectividade

HDMI, capo óptico, Bluetooth… são diversas as opções proporcionadas por uma soundbar. Justamente por ser um acessório compacto, o aparelho pode facilmente ser transportado de um ambiente para outro e ser conectado a TVs, PCs e dispositivos móveis sem a necessidade de fios.

Não que os home theaters não contem com todas essas alternativas. No entanto, a conexão Bluetooth, por exemplo, integra grande parte das barras de som, mas pode não ser vista em muitos modelos de home theaters.

  • Preços

De forma simples e direta: uma soundbar provavelmente será mais barata do que um home theater — embora existam modelos e modelos. É claro que o fator dinheiro conta muito nessas horas (não está fácil pra ninguém), mas o preço pode não ser o melhor fator para decidir-se entre um ou outro.

Novamente, será preciso analisar qual será a melhor opção capaz de suprir as necessidades desejadas. Ambos são aparelhos ótimos e muito úteis, mas o vencedor de um confronto entre os dois dependerá de cada usuário.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários