Início Tecnologia Sem piloto: veja o primeiro voo de um avião 100% autônomo

Sem piloto: veja o primeiro voo de um avião 100% autônomo

Cessna Grand Caravan fez todo o trajeto, desde deixar o portão de embarque, taxiar, decolar, pousar e retornar totalmente por conta própria, sem qualquer intervenção humana

A Xwing, uma empresa sediada em San Francisco, nos Estados Unidos, afirma ter feito o primeiro voo completamente autônomo na história da aviação. O Cessna Grand Caravan 208B teria feito todo o trajeto, desde deixar o portão de embarque, taxiar, decolar, pousar e retornar totalmente por conta própria, sem qualquer intervenção de um piloto.

Confira o voo inaugural do avião autônomo no vídeo abaixo divulgado pela Xwing:

A Xwing diz agora que se prepara para introduzir a tecnologia de pilotagem autônoma no transporte aéreo de cargas com rotas previsíveis de até 800 quilômetros de distância.

“Durante o ano passado, nossa equipe fez avanços significativos na extensão e no refinamento de nosso sistema AutoFlight para integrar perfeitamente o taxiamento terrestre, decolagens, pousos e operações de voo, tudo supervisionado de nosso centro de controle de missão por meio de links de dados redundantes”, disse Marc Piette , CEO e fundador da Xwing.

voo avião autônomo
Visão computacional do voo autônomo da Xwing

Avião autônomo vs. falta de pilotos

Faltam pilotos. Relatórios recentes do mercado de aviação mostra uma lacuna global de 34.000 posições de piloto abertas até 2025. Ao mesmo tempo, a logística mundial vive um momento de sobrecarga com a crescente demanda por entregas cada vez mais rápidas.

A Xwing planeja alavancar sua tecnologia para logística de e-commerce, permitindo maior acessibilidade a pequenos aeroportos e transporte de carga mais eficiente.

voo avião autônomo
Imagem: Xwing

“O futuro do transporte aéreo é autônomo”, completou Piette. ”Acreditamos que o caminho para a autonomia total começa com o mercado de carga aérea e envolve operadores remotos supervisionando frotas de aeronaves não tripuladas.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES