Firefox vai bloquear downloads suspeitos de páginas HTTP e HTTPS
By - Igor Shimabukuro, 23 agosto 2021 às 18:03
Quem nunca baixou um arquivo suspeito, mesmo por engano, que atire a primeira pedra. A boa notícia é que a Mozilla, dona do Firefox, acaba de anunciar um novo recurso que vai alertar aos usuários quando downloads de arquivos potencialmente maliciosos forem iniciados a partir de páginas HTTP e HTTPS.
O recurso, que já está disponível na versão beta do browser, foi projetado para que os usuários saibam o que esperar dos sites responsáveis por hospedar arquivos para download. Mesmo em páginas HTTPS — uma versão reforçada do HTTP —, é possível que existam vínculos para sites HTTP regulares, que estão mais sujeitos a ataques de terceiros.
Ou seja, ao bloquear downloads inseguros por HTTP a partir de páginas HTTPS, o Firefox vai alertar quando um arquivo possivelmente adulterado no processo estiver sendo baixado. Caberá ao usuário permitir o download se o site, de fato, for confiável ou interromper o processo e excluir o arquivo.
Sempre que o sistema detectar algum documento suspeito a ser baixado, o browser vai exibir a mensagem “Arquivo não baixado: risco potencial de segurança. O arquivo utiliza uma conexão insegura. Isso pode ter corrompido ou adulterado o item durante o processo de download. Você pode pesquisar por uma forma alternativa de download ou tentar novamente mais tarde”.
Basicamente, o Firefox não tem o objetivo de bloquear todos os downloads HTTP, mas sim, de informar seus usuários caso as conexões dos arquivos não forem tão seguras. O mecanismo de proteção também vai funcionar em links para download colados diretamente na barra de endereços do navegador.
Para os que quiserem testar o recurso em primeira mão, basta fazer o download da versão beta do Firefox. No entanto, a novidade deve chegar para a versão estável do Firefox 92 no dia 7 de setembro, data em que a Mozilla planeja uma grande atualização para seu browser.
Fonte: XDA Developers
Comentários