Início Dicas e Reviews Como limpar os arquivos de cache dos celulares

Como limpar os arquivos de cache dos celulares

Ao limpar os arquivos de cache do celular é possível recuperar um pouco de espaço de armazenamento. Saiba como fazer o processo no Android e iOS!

Os arquivos de cache acabam sendo armazenados nos celulares para que aplicativos possam acessar alguns dados e outras informações de forma mais rápida. Apesar de serem úteis, tais arquivos com o tempo podem começar a ocupar bastante espaço nos celulares.

Felizmente, apesar de não ficar tão em evidência, o Android traz uma função para isso, enquanto o iOS (sistema do iPhone) tem um método um pouco diferente. A seguir, veja como limpar os arquivos de cache do celular. Confira!

Como limpar o cache no Android

O processo abaixo foi feito em um celular com a interface Miui, da Xiaomi, mas é bem similar para os aparelhos de outras fabricantes. Veja:

1. Acesse a parte de “Configurações” e vá em “Apps”;

Como limpar o cache no Android - Passo 1

2. Entre em “Gerenciar apps” e selecione o aplicativo desejado na lista;

Como limpar o cache no Android - Passo 2

3. Toque em “Limpar dados” e selecione a opção “Limpar cache”. Caso surja uma notificação, toque em “Ok” para prosseguir.

Como limpar o cache no Android - Passo 3

Como limpar o cache no iOS

Diferentemente do Android que traz uma função para isso, no iOS o processo precisa ser feito dentro dos próprios aplicativos. Por exemplo, o Spotify é um dos apps que conta com uma função específica para a tarefa.

Como limpar cache no iOS - Spotify

Uma exceção, entretanto, fica para o Safari, navegador padrão do sistema, que pode ter os seus arquivos de cache apagados a partir do menu de “Ajustes” do próprio iOS.

Como limpar cache no iOS - Safari

Caso não encontre nenhuma função específica para apagar este tipo de arquivo, uma solução é desinstalar e reinstalar o aplicativo, que virá sem os mesmos. Essa opção, é claro, não é recomendada por trazer desvantagens, como ter que reconfigurar um programa após baixá-lo novamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES