Android coleta 20 vezes mais dados do usuário que iOS, diz estudo
By - Cesar Schaeffer, 31 março 2021 às 15:01
Não tenha dúvidas: seu smartphone coleta informações sobre você – e praticamente tudo o que você faz – o tempo todo. Soa assustador, mas esta é uma realidade que, embora muitos prefiram não enxergar, faz parte do nosso dia a dia há bastante tempo.
E não importa o sistema operacional, Android ou iOS. Nossos celulares “fofocam” continuamente, onde estamos, o número do telefone e diversos outros detalhes para os “donos” desses sistemas: Apple e Google.
Android vs. iOS
Certo disso, um pesquisador resolveu comparar os dois sistemas operacionais móveis – iOS e Android – e compará-los no que diz respeito à coleta de dados dos usuários; inclusive quando os dispositivos estão inativos. Segundo o estudo, a plataforma do Google coleta cerca de 20 vezes mais dados do que o sistema da Apple (iOS).
Segundo o autor do estudo, o pesquisador Douglas Leith, do Trinity College, na Irlanda, desde que saem da caixa e são ligados pela primeira vez, os smartphones já estão transmitindo dados para o Google e a Apple. E continuam enviando dados quando o usuário insere um cartão SIM ou simplesmente mexe na tela de configurações do aparelho.
Aplicativos e serviços também coletam dados
Os sistemas operacionais não são os únicos vilões dessa história. Aplicativos e serviços que já vêm pré-instalados também coletam informações, sejam eles abertos uma única vez ou não.
Enquanto o iOS envia automaticamente para a Apple dados da Siri, do Safari e do iCloud, o Android coletava informações do Chrome, YouTube, Google Docs, Safetyhub, Google Messenger, do próprio relógio do dispositivo e até da barra de pesquisa do Google.
Quantidade de dados que coleta
Na inicialização, de acordo com a análise de Leith, um celular Android envia ao Google cerca de 1 MB de dados; já o iOS que envia à Apple cerca de 42 KB. Em modo, o Android envia cerca de 1 MB a cada 12 horas, enquanto a Apple recebe cerca de 52 KB no mesmo período. Só nos Estados Unidos, o sistema do Google coleta ao todo cerca de 1,3 TB de dados a cada 12 horas. Durante o mesmo período, o iOS coleta cerca de 5,8 GB.
Google e Apple respondem
O Google contestou o levantamento. Segundo a empresa, a análise se baseia em métodos falhos para medir os dados coletados por cada sistema operacional.
Já um porta-voz da Apple se limitou a dizer que a empresa fornece transparência e controle para as informações pessoais que coleta e que o relatório do pesquisador entendeu as coisas erradas.
Comentários