Samsung inicia produção de chips em 3nm e deixa TSMC para trás
Novo chip de 3nm consome 45% menos energia, oferece desempenho 23% superior e ainda é 16% menor que os atuais de 5 nanômetrosBy - Cesar Schaeffer, 30 junho 2022 às 13:20
Em uma grande conquista na indústria de semicondutores, a Samsung anunciou nesta quinta-feira (30) que já começou a produzir em massa chips de 3 nanômetros (nm). Assim, a empresa coreana deixa para trás sua maior rival no processo de fabricação mais eficiente em termos de energia até o momento. Segundo a Bloomberg, o processo de 3nm da TSMC não deve entrar em produção até o segundo semestre de 2022.
Segundo a Samsung, o novo processo de fabricação é 45% mais eficiente em termos de consumo de energia em comparação com o processo anterior de 5nm. Mais do que isso, os chips de 3nm têm desempenho 23% superior e ainda são 16% menores.
Para o futuro, a empresa espera que o processo de 3nm de segunda geração reduza o consumo de energia pela metade, seja 35% menor e com desempenho 30% maior.
Aplicações dos chips de 3nm
A princípio, a Samsung diz que os novos chips de 3nm serão usados para aplicativos de “computação de alto desempenho e baixo consumo de energia”. Mas a empresa também deixa claro que pretende levá-los aos dispositivos móveis, como tablets e, principalmente, smartphones.
Samsung vs. TSMC
Atualmente, a taiwanesa TSMC é a maior fabricante de chips sob demanda do mundo. A Samsung, ainda que seja líder na produção de chips de memória, fica em segundo lugar. O grande trunfo de sair na frente na produção em massa de chips de 3nm é tentar ganhar mercado e atrair pedidos de clientes grandes, como a Qualcomm, por exemplo.
Comentários