Início For Gamers Resident Evil: Capcom é acusada de “roubar” arte de fotógrafa para jogos

Resident Evil: Capcom é acusada de “roubar” arte de fotógrafa para jogos

Em processo judicial aberto nos EUA, fotógrafa diz que pelo menos 80 fotografias do seu acervo foram usada indevidamente pela Capcom

A Capcom está sendo acusada por uma fotógrafa de infringir os direitos autorais de suas fotos nos jogos Resident Evil 4 e Devil May Cry.

A autora das imagens, Judy A. Juracek, abriu um processo judicial contra a Capcom alegando que a desenvolvedora usar suas imagens como ambientes, texturas e até no logotipo de Resident Evil 4.

A fotógrafa diz que a coleção, chamada Surfaces, foi publicada pela primeira vez em 1996. Segundo ela, o uso das imagens para projetos comerciais exige o pagamento de uma licença – coisa que a Capcom não teria feito.

Em uma extensa documentação no processo judicial, Judy aponta pelo menos 80 fotografias usadas como referências em jogos da Capcom. Veja abaixo algumas das imagens documentadas no processo:

Descoberto e relatado pela primeira vez pela Polygon, a ação foi movida em Connecticut, nos Estados Unidos na últma sexta-feira (6). A Capcom se diz ciente da ação, mas não quis comentar o caso.

Outra acusação contra a Capcom

Recentemente, a Capcom também foi acusada de plágio por conta do design de alguns monstros existentes na área da fábrica em Resident Evil Village.

Richard Raaphorst, diretor holandês do filme de terror de 2013, Frankenstein’s Army, comentou sua frustração em sua página pessoal do LinkedIn, onde compartilhou algumas imagens ressaltando como um dos chefes de Resident Evil Village seria muito parecido ao monstro de seu filme.

As acusações de plágio de Resident Evil Village

Capcom é acusada de plágio por monstros em Resident Evil Village

O monstro principal envolvido na polêmica é Sturm, um chefe que aparece no meio da história de Village com uma hélice gigante presa em seu torso. No filme, o suposto “mesmo monstro” aparece quando tropas soviéticas invadem a Alemanha e encontram soldados mecânicos mortos-vivos criados por um cientista louco.

Além do chefe citado acima, o perfil CloneKorp do Twitter comentou como diversos outros monstros enfrentados nessa área também são semelhantes aos vistos no filme de Raaphorst.

A thread completa que mostra as semelhanças de Resident Evil Village quando comparado ao filme Frankenstein’s Army podem ser vistas neste link.

Fonte: PCGamer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES