Pesquisadores japoneses quebraram um novo recorde de velocidade de transmissão de dados por cabos de fibra óptica. Os estudiosos do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicações do Japão (NICT) registraram oficialmente uma taxa de transmissão de 1,02 petabits por segundo. Se o número é difícil de traduzir, imagina que seria o suficiente para, por exemplo, transmitir 10 milhões de canais em resolução 8K por segundo.

A marca alcançada é 10 terabits por segundo mais rápida que o teste anterior. A velocidade de 1,02 Pbs é equivalente a enviar 127.500 GB por segundo por cada cabo de fibra.

Recorde: japoneses alcançam 1,02 petabits por segundo em fibra óptica

Imagem: NICT

Recorde em fibra óptica

Segundo os pesquisadores, a técnica usada é compatível com a infraestrutura de fibra óptica usada para nossas conexões atuais, mas foi levemente modificada para atingir velocidades mais altas.

Fibra Óptica

Imagem: Tomislav Jakupec / Pixabay

O cabo personalizado, em vez de um único núcleo de fibra, possui quatro núcleos. Mas, apesar da diferença, os dados são transmitidos apenas em um modo por núcleo, o que significa que a tecnologia existente poderia ser adaptada para usar a nova técnica.

A equipe também usou novas tecnologias de amplificação óptica e modulação de sinal para estabilizar e amplificar o sinal.

Fonte: NICT

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários