Início Tecnologia Transmissão por fibra óptica bate recorde a 1 Petabit por segundo

Transmissão por fibra óptica bate recorde a 1 Petabit por segundo

Empresa italiana responsável pelo feito diz que novo recorde se deve a novo cabo submarino de fibra óptica

Um novo recorde na velocidade de transmissão de dados através de cabos de fibra óptica foi recentemente registrado pela empresa italiana Prysmian Group: 1 Petabit por segundo; valor quatro vezes superior ao recorde anterior.

Segundo a empresa italiana, a marca se deve à instalação de um novo cabo submarino. Mas quão rápido é 1 Petabit por segundo?

Para se ter uma ideia, podemos pensar em mil terabits por segundo. Ainda está difícil imaginar tal velocidade? O mais simples talvez seja explicar que com essa banda de transmissão seria possível, por exemplo, fazer a transmissão simultânea de TV em resolução 8K para 10 milhões de pessoas; sim, ao mesmo tempo.

Transmissão por fibra óptica atingiu velocidade de 1 Petabit por segundo
Transmissão por fibra óptica atingiu velocidade de 1 Petabit por segundo

Cabos submarinos + Fibra óptica

Os cabos submarinos são usados para transmitir sinais de telecomunicações por longas distâncias. Instalados no fundo do oceano, são cabos gigantescos de fibra óptica com proteção para que sejam instalados na água.

Hoje, comunicações internacionais por meio de telefones, da internet e do próprio uso do Wi-Fi dependem de cabos submarinos transatlânticos e são eles os responsáveis pelas altas velocidades de internet que vários países possuem atualmente.

O feito não é uma conquista individual da empresa italiana. O Prysmian Group contou com a participação de duas multinacionais no projeto: a Nokia Bell Labs e o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação do Chile.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES