O DirectStorage é um recurso capaz de carregar alguns elementos gráficos diretamente nas placas de vídeo para aliviar o consumo de recursos do processador, que apareceu primeiro nos Xbox Series e foi anunciado como algo exclusivo do Windows 11. Entretanto, agora, a Microsoft revelou que usuários do Windows 10 também poderão usufruir do mesmo.
A revelação dessa informação, assim como mostra a imagem abaixo, veio a partir de uma publicação feita no blog dos desenvolvedores do DirectX. Na mesma, é explicado que o DirectStorage funcionará no Windows 10 a partir da versão 1909.
Apesar da novidade ser boa para os usuários do Windows 10, existe um pequeno porém de como o recurso funcionará neste sistema. Em sua publicação, a Microsoft explica que o Windows 11 foi desenvolvido com este recurso em mente, qualquer jogo rodado no mesmo poderá se beneficiar do DirectStorage, ou seja, os títulos não precisam ter otimizações em seus códigos para rodar melhor no novo sistema da Microsoft.
Já no caso do Windows 10, apenas os jogos desenvolvidos com o devido suporte ao DirectStorage se beneficiarão do recurso. Na prática, isto quer dizer que os jogos antigos não rodarão melhor a não ser que sejam atualizados para ganhar o suporte ao recurso.
Para usufruir dos benefícios do DirectStorage, vale lembrar, é necessário possuir um SSD do tipo NVMe instalado no computador.
DirectStorage não afetará performance dos HDs
Além de ter revelado mais detalhes de como o seu recurso funciona, a Microsoft fez questão de ressaltar em sua publicação que usuários com HDs convencionais não terão uma queda de performance e que os jogos continuarão rodando tão bem quanto antes.
Apesar da build 1909 ter sido lançada em novembro de 2019, a Microsoft não informou de fato quando o DirectStorage estará funcionando ou implementado no Windows 10 para todos os usuários. Neste primeiro momento, o recurso só foi liberado para alguns desenvolvedores.
Comentários