Como parte da estratégia para divulgar sua nova linha de placas de vídeo intitulada de Arc, a Intel divulgou, na última terça-feira (17), um teaser em seu perfil oficial no Twitter para atiçar os mais curiosos. Mas muito além de uma simples ação marqueteira, é possível que o vídeo tenha revelado o design da Alchemist, a próxima GPU da big tech.

Com exatos 60 segundos de duração, o vídeo traz um verdadeiro show aéreo criado pela companhia. A empresa enviou mil drones próprios para o céu noturno, que juntos, formaram um jogo de luzes deslumbrantes — que facilmente poderiam ser confundidos com uma renderização gráfica — para dar um preview de sua nova linha de produtos.

“Pintamos pixels no céu com 1.000 drones Intel. Agora, isso é uma experiência visual. O que você vai criar a seguir?” disse a publicação anexada ao vídeo.

Mas além de uma série de efeitos visuais criada pelos drones, o teaser (mais especificamente aos 38 segundos) revelou algo importante: a imagem de uma placa de vídeo com duas ventoinhas.

É incerto se esse será o design da primeira GPU da linha Arc (Alchemist) que deve chegar ao mercado ou se o desenho foi apenas uma forma encontrada para criar uma imagem facilmente reconhecível. Fato é que o trecho instigou ainda mais a curiosidade dos usuários da marca.

Intel Arc

Apesar de não ter sido confirmada nenhuma configuração do chip que estará presente nas placas da Intel Arc, rumores indicam que podem apresentar até 512 unidades de execução (EUs), ou 4.096 núcleos. Isso as colocaria próximas da performance alcançada pela RTX 3080.

Acredita-se também que o clock das placas podem ser de até 2,2 GHz, embora ainda não se saiba se isso se refere ao valor padrão ou com boost. Além disso, um outro rumor afirma que a energia térmica de projeto (TDP) pretendida pela marca era entre 225 W e 250 W, mas que isso foi aumentado para 275 W.

Um vídeo revelado anteriormente demonstrou como o Ray Tracing nessas GPUs vai atuar em vários títulos AAA. A companhia também demonstrou sua própria solução de superamostragem de IA interna — um concorrente direto do FidelityFX Super Resolution (FSR), da AMD, e do Deep Learning Super Sampling (DLSS), da Nvidia.

O primeiro lançamento da linha deve receber o nome de Alchemist e chega às lojas no primeiro trimestre de 2022. Já os modelos sucessores, que serão batizados de Battle Mage, Celestial e Druid, seguem sem previsão de lançamento.

Fonte: Intel

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários