Qualcomm anuncia tecnologia para áudios lossless e de alta qualidade via Bluetooth
Com nome de aptX Lossless, tecnologia da Qualcomm vai permitir que áudios sejam reproduzidos via Bluetooth com qualidade de CDBy - Igor Shimabukuro, 2 setembro 2021 às 13:48
Na última quarta-feira, a Qualcomm anunciou uma nova tecnologia de reprodução de som que promete agradar até aos audiófilos mais exigentes. Intitulado de aptX Lossless, o codec vai oferecer áudios com qualidade de CD, sem perdas (lossless), para fones, headsets e demais aparelhos sem fio.
Qualcomm aptX Lossless
Segundo a companhia, o aptX Lossless permite que áudios de 16 bits e com frequência de 44,1 kHz sejam reproduzidos via Bluetooth, sem perdas durante o processo de decodificação — um feito inédito para a indústria. Já na opção com perdas, o usuário poderá ouvir suas músicas preferidas em áudios de 24 bits e 96 kHz.
“Áudio sem perdas significa [transmissões] matematicamente exatas bit a bit, sem perdas no arquivo e até agora a taxa de bits necessária para fornecer isso por Bluetooth não estava disponível. […] temos o prazer de anunciar este novo suporte para streaming de áudio lossless com qualidade de CD para fones de ouvido e headsets Bluetooth, que planejamos disponibilizar aos clientes ainda neste ano” — James Chapman, vice-presidente e gerente geral da Qualcomm Technologies International
Para que os áudios com qualidade de CD não sofressem perdas durante o caminho via Bluetooth, a Qualcomm também utilizou o aptX Adaptive, que também utiliza os recursos do Snapdragon Sound e que funciona em conjunto com o Bluetooth High Speed Link para ajudar a fornecer a taxa de transferência de dados sustentável necessária.
O resultado disso culminou em bitrates superiores a 1 Mbps, embora esses níveis sejam reduzidos para 140 kbits/s em ambientes barulhentos, para minimizar quaisquer tipos de interrupções ou falhas de áudio derivados de ruídos externos.
Abaixo seguem todas as características e especificações do aptX Lossless listadas pela Qualcomm:
- Suporte, sem perdas, a áudios com qualidade de CD de 44,1 kHz e 16 bits
- Projetado para otimizar o lossless de áudios com qualidade de CD com base na qualidade do link Bluetooth
- O usuário pode selecionar entre áudio de CD sem perdas 44,1 kHz e 24 bits 96 kHz com perdas
- Detecção automática para habilitar áudio com qualidades de CD sem perdas quando a fonte for compatível
- Transmissões matematicamente exatas, bit a bit
- Taxa de bits por volta de 1 Mbps
Quando chega ao mercado?
De acordo com a Qualcomm, a tecnologia deve ser disponibilizada até o fim de 2021, mesmo prazo previsto para que a empresa anuncie novos dispositivos compatíveis com o Snapdragon Sound e o codec aptX Lossless.
Alias, a má notícia para os interessados é justamente essa: será necessário adquirir um novo smartphone, bem como um novo acessório de áudio (fone, headphones e headsets Bluetooth) que permitam usufruir das novas tecnologias.
No fim das contas, elevar o patamar das experiências sonoras pode significar um gasto considerável. No entanto, as novidades prometem revolucionar o setor sonoro e, para os audiófilos exigentes, o investimento pode valer a pena.
Fonte: Qualcomm
Comentários