Nvidia GeForce RTX 40 deve usar processo TSMC de 5 nm
Especificações vazadas indicam ainda que as novas placas da Nvidia terão 18432 núcleos CUDABy - Luiz Nogueira, 31 agosto 2021 às 12:27
Há algum tempo, Kopite7kimi revelou com meses de antecedência quase toda a linha de placas de vídeo Ampere da Nvidia. Ao que parece, o mesmo vai ocorrer com as criações mais recentes da empresa.
Em sua conta do Twitter, o usuário reafirmou rumores recentes compartilhados por Greymon55, outro vazador bastante conhecido. Foi citado que a Nvidia planeja usar o processo TSMC de 5 nm para sua linha Ada Lovelace de placas de vídeo, que se espera ter o nome RTX 40.
of course TSMC N5
— kopite7kimi (@kopite7kimi) August 26, 2021
O mesmo vazamento revelou que as placas devem chegar um pouco antes do esperado. Normalmente, a Nvidia mantém um intervalo de dois anos entre GPUs de jogos, isso seria cumprido no fim de 2022. No entanto, ao que parece, o anúncio pode ocorrer daqui a um ano, em setembro.
Ada Lovelace will come out a little bit earlier. Keep patient.
— kopite7kimi (@kopite7kimi) August 26, 2021
Ao contrário do que a AMD fez, a Nvidia ao que parece não planeja um produto com vários chips para sua próxima série. Em vez disso, segundo os rumores, a empresa manterá a Lovelace com apenas um chip, pelo menos a versão que deve ser o carro-chefe, conhecida como AD102.
As especificações gerais da placa indicam 18432 núcleos CUDA e desempenho quase duas vezes superior ao GA102. Além disso, o consumo de energia será de algo entre 400 W e 450 W.
Via: VideoCardz
Comentários