Quem gosta de acompanhar o cenário de Esports sabe que os campeonatos se espalham por todo ano. São disputas para todos os gostos: jogos de FPS, MOBAs, futebol, card games… as opções são muitas, e justamente por isso pode ser difícil ficar por dentro de tudo o que vai rolar, ou saber o que foi adiado, o que já tem data marcada, entre outras variantes. Por isso, decidimos fazer este artigo! Vamos lá?

Counter-Strike: Global Offensive e o calendário da ESL e DreamHack

CounterStrike

Fonte: Valve

Começando com a competição mais tradicional do ano, o Counter-Strike já teve seu calendário para 2021 divulgado. O circuito vai ter oito competições, com início em fevereiro e término só em novembro, atravessando todo o ano para o deleite dos fãs.

Para deixar tudo mais organizado e não cansar tanto os jogadores, teremos novidades no formato das competições. Antes, a duração dos campeonatos maiores, com premiações de mais de US$ 250 mil, aconteciam em aproximadamente uma semana. Agora, eles terão a duração de duas semanas. Sendo assim, os jogadores podem ter uma pausa entre a fase de grupos e os payoffs e, nas competições maiores, vai haver pausas também entre a fase de entrada e a fase de grupos.

Claro que o público também ganha com essa duração maior, pois ela permite mais conteúdo fora do jogo, como entrevistas, trailers, análises, entre muitas outras produções. Além disso, diminui a taxa de viagens que a equipe tem que fazer, o que vai permitir um desempenho ainda melhor dos atletas.

Tabela de jogos:

• IEM Katowice – 16 a 28 de fevereiro
• ESL Pro League S13 – 10 de março a 18 de abril
• DreamHack Masters – 3 a 13 de junho
• ESL One Cologne – 6 a 18 de julho
• IEM Melbourne – 17 a 22 de agosto
• ESL Pro League S14 – 1° de setembro a 10 de outubro
• Evento da IEM (Intel Extreme Masters) – 14 a 24 de outubro
• Evento da IEM (Intel Extreme Masters) – 2 a 12 de dezembro

CBLoL 2021

Infelizmente, ainda não temos informações sobre as datas exatas dos campeonatos de League of Legends, seja o CBLoL ou o Worlds. Mas, considerando o calendário de todos os anos da Riot, pode ficar de olho no Campeonato Brasileiro em janeiro de 2021.

As novidades do momento ficam por conta das Line-ups dos times, que já foram divulgadas. Teremos, inclusive, a presença de cinco atletas femininas: a caçadora Elizabeth “Liz”, na LOUD, a suporte Larissa “Lawi” e a meio Ariel “Ari” Lino, no Cruzeiro, além da suporte Gabriela “Harumi” Silvério, no RENSGA.

Valorant e o calendário competitivo para 2021

Valorant

Fonte: Riot

Valorant vem com tudo em 2021 e já anunciou três campeonatos diferentes: o Challengers, o Masters e o Champions, para alavancar de vez o cenário competitivo do game. Com o início marcado para janeiro, o Challengers terá três campeonatos, que serão realizados no decorrer de seis semanas. Neste contexto, as oito melhores equipes de cada região vão se enfrentar.

Leia também: VALORANT Champions Tour vai movimentar o cenário em 2021

O torneio vai acontecer diversas vezes durante o ano, e as 16 melhores equipes dele vão ganhar vagas para o Valorant Masters, que promete competições presenciais no mundo todo. Por sua vez, quem competir no Master vai ganhar pontos para a classificação no campeonato final, o Champions, nome que a Riot deu para o campeonato mundial que ocorrerá no fim do ano.

The International, o maior campeonato de Dota 2

DOTA 2

Fonte: Valve

The International é um torneio que já chegou a uma premiação de R$ 188 milhões, o que por si só já demonstra sua importância. Entretanto, sua edição de 2020 foi adiada para o próximo ano. O evento seria em agosto, na Suécia. A Valve prometeu uma reestruturação do modelo de campeonato. Infelizmente, ainda não temos data para o torneio em 2021 e nem informações de como essas mudanças vão ocorrer.

FNCS, o torneio de Fortnite

Fortnite

Fonte: Epic Games

A Epic Games deu várias atualizações sobre os seus campeonatos para 2021. Para começar, os torneios presenciais estão cancelados para todo o ano, inclusive o Fortnite World Cup. Apenas eventos online, pelo menos até segunda ordem, serão realizados pela empresa.

O FNCS, por sua vez, teve mudanças: foi padronizado o formato de trios para o evento, buscando assim mais estabilidade e consistência. A empresa também divulgou que, apesar dessa mudança, ainda poderá alterar a pontuação e/ou o formato de classificação a cada nova temporada.

Já o FNCS do Capítulo 2: Temporada 5 está marcado para 4 de fevereiro, dando assim tempo para que os jogadores se adaptem à nova temporada e as equipes tenham tempo para ajustar o game. Mais informações serão divulgadas pela Epic quando o evento estiver próximo.

Além dos campeonatos maiores, para se adaptar à falta de eventos presenciais, a Epic está estudando uma programação de torneios semanais, competições únicas e campeonatos de criadores, ou seja, pode esperar muitas competições diferentes e com vários formatos.

E essas são as informações que temos sobre os principais campeonatos de 2021 no universo de Esports. E então, qual é a competição que você mais está esperando? Conta pra gente!

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários