Início Hardware Nós testamos: conheça os processadores Ryzen 5000X

Nós testamos: conheça os processadores Ryzen 5000X

O KaBuM! TV fez uma live para demonstrar todo o poder da nova geração de processadores da AMD. Quer saber mais? Acompanhe agora o nosso review!

Desde que foram anunciados, os novos processadores da AMD da série Ryzen 5000X, mexeram com as estruturas do mundo do hardware, com especificações insanas e a promessa de fornecer a melhor performance do mundo para games e criação de conteúdo, feita em sua live.

Foi pensando em colocar esses processadores em uma prova de fogo que o KaBuM! TV chamou novamente EmersonBR para a bancada, com a missão de testar todo o poder dos produtos com a ajuda de nosso público. Antes de começar, porém, vamos verificar a configuração do PC utilizado:

Placa-mãe: Gigabyte Aorus X570 Aorus Xtreme
Placa de Vídeo: Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 3080, 10GB, GDDR6X
Memória RAM: Memória Husky RGB, 32GB, 3200Mhz, DDR4, CL16
Fonte: Corsair 1000W 80 Plus Gold Modular RM1000X – CP-9020094
SSD: 2x Kingston KC2500, 2TB, M.2 NVMe, Leitura 3500MB/s, Gravação 2900MB/s
Fans: Corsair ML120 (RGB)

PC de testes

Então, vamos para o começo de nossa live!

A live começou com EmersonBR explicando tudo sobre os processadores lançados pela AMD, que foram disponibilizados para testarmos, e o que eles possuem de desempenho. Em nosso PC, estava o Ryzen 9 5600X, para podermos dar aquela verificada em sua performance.

A nova geração AMD tem um single thread muito forte como novidade, o que é realmente impressionante. Usando o CPU-Z, o desempenho do 5600X é muito bom, alcançando 632 pontos em Single Thread, bem maior do que a geração Ryzen 3000 da AMD.

Counter Strike: Global Offensive

CS GO

O jogo foi aberto em Full HD com gráficos no mínimo para que pudéssemos verificar a quantidade de FPS que alcançaria. Ele já iniciou com 370 FPS de médio, partindo para 390 em seus picos, utilizando sete threads do processador.

O desempenho com certeza é puxado para cima pelo processador e, sem que ele utilize todos os núcleos em seu máximo, significa um gasto menor de energia pelo seu PC. Após mais um tempo de gameplay, a média já subiu para 399 FPS, um resultado com certeza impressionante.

Mas, se você já achou impressionante, saiba que o FPS estava travado em 400. Desligando isso, a máxima foi de 979 FPS. Isso mesmo, quase 1000 FPS em CS:GO. Já a média partiu para “só” 543, já que ele varia muito com os Frames Por Segundo destravados dessa maneira.

A temperatura, mesmo com Air Cooler, é muito baixa, o que demonstra que esse processador pode ser utilizado sem o item. Ou seja, o desempenho do 5600X é ótimo, pois ele não gasta muita energia e é muito bem otimizado.

PlayerUnknown’s Battlegrounds

PUBG

O próximo jogo a ser testado em Full HD no low foi o famoso Battle Royale PUBG. Só aproveitando para explicar: os games são testados no low porque, nesta situação, o que segura o desempenho do FPS é o processador. Ultrapassar barreiras nessas configurações indica o desempenho total. No ultra, a placa de vídeo vai pegar grande parte do processo para rodar o jogo e o processador vai ficar livre para trabalhar apenas com o necessário. Por isso, em benchmarks de processadores, os jogos ficam no low, já em testes de placas de vídeo, buscamos resolução e gráficos altos.

Com isso, o jogo foi iniciado para uma média de 222 FPS, no looby, uma marca muito boa, com máxima de 398 FPS. Ou seja, um desempenho que ultrapassa as barreiras dos monitores que temos hoje em dia. Descendo para a gameplay no mapa, a média ficou em 183 FPS, o que mostra que o Ryzen 5600X é realmente ótimo, mesmo não sendo o topo de linha dessa série da AMD.

Com os gráficos colocados no Ultra, a média de FPS se manteve bem parecida, alcançando 164, o que mostra que ele divide bem o seu desempenho com a placa de vídeo, cujo uso passou para 80%.

Fortnite

Fortnite

O próximo game também foi um Battle Royale em Full HD, com o teste inicial todo no mínimo. Só no looby, já batemos a máxima de 335 FPS. Já na hora da batalha, a máxima foi para 409, com 327 FPS de média. Se o seu sonho é um monitor de 360Hz, esse processador com certeza vai suprir a sua necessidade em Fortnite.

Com mais tempo de jogo a média partiu para 402 FPS, com 48% de uso de seu processador, ainda gastando uma quantidade pequena de energia em comparação à geração anterior. A máxima de FPS nessa configuração chegou a 467 FPS.

Colocando os gráficos no máximo, a média ficou em 203 FPS, o que é um valor ainda assim muito bom, com todos os threads sendo utilizados de forma muito eficiente.

Call of Duty: Warzone

CoD Warzone

Mais um dos games mais jogados da atualidade, rodando em 4K com tudo no mínimo para puxarmos o desempenho do processador e da placa de vídeo. E logo vemos a média de 114 FPS sem muito esforço, um valor impressionante.

Na hora da gameplay o uso da placa de vídeo se manteve bem alto, mostrando o quanto o game puxa seu desempenho, enquanto o processador manteve todos os seus núcleos trabalhando em elevadas taxas, sendo um ótimo benchmark para seu desempenho. Quando baixado para a resolução Full HD, o desempenho de FPS decolou para picos de 282, com o uso do processador aumentando bastante. A média é 186 FPS, ou seja, em Full HD conseguimos aumentar quase 100 FPS em nosso desempenho.

Ao partir para as configurações em ultra e ativar o Ray Tracing, nosso desempenho ainda se manteve muito bom, com a média ficando em 170 FPS, o que mostra novamente a otimização desse processador utilizando uma placa de vídeo potente como par.

Valorant

Valorant

Um jogo ótimo em Full HD e com tudo no máximo para nossos testes, e os resultados foram impressionantes, de fato. A média é de incríveis 455 FPS, e o máximo bateu 586. Para jogos competitivos, esses valores são um sonho de consumo.

O FPS também se mantém estável e o processador segura tudo muito bem, com todos os seus núcleos trabalhando com o processador bem frio. Com tudo no mínimo, a mudança não foi muito grande no FPS, com a máxima alcançando 599 FPS.

Hora de trocar de processador: o incrível 5950X

AIDA64

Esse é o processador topo de linha da série 5000X da AMD, com o single thread mais alto de todos os seus irmãos. Ele foi instalado em nossa máquina de testes de forma rápida e prática. No CPU Z chegamos a 680 pontos no single Thread, comparado à geração passada, que tem 530 pontos. Isso resume muito bem o poder do produto.

No AIDA64, os pontos em leitura foram 49050 MB/s e de gravação 48183 MB/s, um valor bem maior do que a geração anterior. O valor de cópia é de 46564 MB/s, finalizando em 65.4 ns. Esse é um processador de vários threads, que será ótimo não só para gamers, mas também para criadores de conteúdo. E, vamos de volta aos jogos.

Battlefield V

Battlefield V

Com nosso processador topo de linha da AMD preparado para mostrar todo o seu poder, ligamos o FPS da EA. Com tudo no Ultra e em Full HD, a média de FPS passou para 118 FPS, com máxima de 146. O jogo utiliza bem os threads, com uma temperatura muito boa de 69° C para um processador tão incrível.

Com tudo no low, a média chegou a 183 FPS e máxima de 201 FPS, mostrando que esse processador segura as pontas muito bem em um jogo bonito e frenético como esse.

Watch Dogs: Legion

Watch Dogs Legion

O jogo mais recente, com um dos gráficos mais bonitos da atualidade, foi a nossa próxima escolha para testar o 5950X. Em Full HD, com tudo no Ultra, o jogo foi iniciado. A média de FPS ficou em 67, sem ativar o DLSS, que coloca um boost ainda melhor na performance. Os núcleos são utilizados de forma mais espaçada, com um sendo usado e outro não.

O processador utiliza mais tensão, porém a temperatura se mantém abaixo de 60° C – lembrando que estamos utilizando um Air Cooler. Ao colocar o DLSS em modo desempenho, o FPS partiu para 70, um valor muito bom.

Com isso, nossa live terminou. Porém, os testes com a série Ryzen 5000X da AMD não acabaram. Fique ligado, pois logo teremos mais conteúdo em nossas redes sobre esses incríveis processadores. Lembre-se também de baixar nosso APP para ficar por dentro de todos os nossos lançamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

O primeiro PS5 do KaBuM! pode ser seu

Confira as últimas novidades do console e participe da promoção “Esse PS5 é Meu” para ganhar o primeiro exemplar do produto no KaBuM!

Vem aí o PlayStation 5

Com lançamento previsto para o final de 2020, as expectativas dos gamers para a chegada do novo console da Sony são grandes. Confira!

Conheça o ROG Phone 3, lançamento da Asus

Smartphone apresentado pela marca nesta semana conta com Snapdragon 865 Plus e até 16 GB de RAM.

Monitores de 360Hz para as novas gerações de GPUs

360Hz é a promessa das placas de vídeo da nova geração. Mas, qual o impacto disso na hora de jogar?