Início Hardware Nós testamos: conheça a RTX 3060 TI

Nós testamos: conheça a RTX 3060 TI

A RTX 3060 TI está mostrando ótimos desempenhos em benchmarks. Que tal vê-la em ação? Acompanhe o resumo de nossa live!

Chegou o momento de mais uma live no KaBuM! TV. Nós já testamos vários produtos, inclusive as outras placas de vídeo da série 3000, então, é claro que não poderíamos deixar de fora a mais nova membra dessa família: RTX 3060 TI.

Assim como nas lives anteriores, como a que testamos a RTX 3070, EmersonBR foi o responsável por mostrar o que nosso público queria ver, rodar os jogos pedidos e, dessa vez, ele contou com o apoio de Giba, especialista de produtos da Asus. A missão era testar todo o poder da 3060 TI, e apresentar como ela se comporta em jogos atuais, em variadas resoluções.

E, caso esteja curioso, este foi o PC utilizado:

Placa-mãe: Asus ROG STRIX Z490-G GAMING
Memória RAM: HyperX Predator RGB, 32GB (4x8GB) 3200MHz DDR4, CL16
SSD: 2x SSD Kingston KC2500, 2TB, M.2 NVMe, Leitura 3500MB/s, Gravação 2900MB/s
Coolers: Fans Corsair ML120 (RGB)
Monitor: Asus ROG Strix LED 32″ Widescreen WQHD, HDMI/Display Port, FreeSync 144Hz, Altura Ajustável – XG32VQ
Processador: Intel Core 10900K

Vamos ao começo da nossa live da RTX 3060 TI

EmersonBR e Giba

Começamos a live apresentando o modelo da nossa 3060 TI, uma Asus TUF Gaming, com o apoio do Giba. A placa já estava ligada, e é muito robusta, combinando muito com o setup de nossa bancada. Esse modelo da Asus é feito com tecnologia militar, que oferece muito mais resistência e uma dissipação de calor mais eficiente, para manter a placa fria mesmo sob stress.

As análises seguiram com o CPU-Z, sendo usado para demonstrar o que a placa oferece. Segue as informações:

CPU-Z

Após isso, partimos diretamente para os games, e nosso público escolheu começar com Control, um dos melhores jogos para se demonstrar os efeitos de Ray Tracing, além de ser um jogo bem pesado, que força bastante a placa.

Control

Control

Iniciamos o game com tudo no ultra, em resolução 2,5K e Ray Tracing ativado. A média de FPS ficou em 48 FPS, com um uso de GPU de 99%, ou seja, utilizando 100% da placa de vídeo. Com o DLSS ativado, o FPS teve um ótimo boost, partindo para uma média de 70 FPS.

Vale comentar que a placa ficou em 58 graus, ou seja, uma temperatura impressionante para um produto tão potente. Em nenhum momento, ela desce dos 98% de uso, os efeitos de Ray Tracing no jogo estão perfeitos, e mostram que esse ainda é um dos jogos mais bonitos da geração.

Crysis Remastered

Crysis Remastered

O próximo game foi o lendário Crysis, que em seu remaster voltou a ser um dos jogos mais pesados que se tem notícia. Iniciamos a gameplay nas configurações “Muito Altas” e em 2,5K, com Ray Tracing, e a placa começou com uma média de 73 FPS e incríveis 98% de uso.

Com o passar do game, em momentos pesados e cheio de efeitos, a média de FPS desceu para 57, provando o quanto esse jogo está pesado até mesmo para a nova geração. Porém, o desempenho está muito bom em comparação às demais placas de vídeo do mercado. Afinal, estamos falando de uma 3060 TI, rodando esse jogo que está forçando até mesmo uma RTX 3090.

Fortnite

Fortnite

O nosso próximo teste foi com o famoso Fortnite, que agora possui Ray Tracing também. Vale o comentário de que a placa é extremamente silenciosa, além de se manter fria. O jogo foi ligado em Full HD, com o Ray Tracing ativado e no baixo, para configurações gráficas. O jogo se manteve em 35 FPS e 98% de uso da placa. Com DLSS ativado no modo qualidade, o FPS teve um boost e foi para 50, e o uso da placa chegou a 99%.

O jogo estava muito bonito e fluído, e a temperatura da placa, em nenhum momento, passou de 58 graus. Ou seja, é uma placa robusta, fria e silenciosa, realmente impressionante. Quanto passamos para tudo no máximo, a média não diminuiu muito, e foi para 51 FPS. Com DLSS em modo desempenho, o boost foi bem grande e a placa manteve a média de 75 FPS.

Red Dead Redemption 2

Red Dead

O jogo, que confundiu até emissoras de TV com seu realismo, Red Dead Redemption 2, foi o nosso próximo da lista. Definitivamente, esse é um dos games mais bonitos da geração, e vamos ver como a 3060 TI se sai. Ele foi colocado em 4K e com tudo no Ultra, e a média foi bem legal: 50 FPS. O uso, se mantendo em 98%, mostrou o quanto o jogo está forçando a 3060 TI.

O gráfico é lindo nessa resolução, podemos observar cada detalhe do cenário, por mais distante que ele esteja. Continuamos o teste abaixando a resolução para 2,5K. Com isso, o FPS foi para 80 FPS de média, um desempenho impressionante. Já em tiroteios pesados, o FPS partiu para 70 FPS.

The Division 2

The Division 2

Uma surpresa pedida em nossa live foi esse jogo incrível da Ubisoft. The Division 2 é um game muito bonito, e sua engine é impressionante até hoje. Sendo bem frenético, é ótimo para testarmos se a placa vai rodá-lo em uma alta taxa de FPS.

O jogo foi iniciado e estava rodando em uma média impressionante de 88 FPS em 2,5K, e com tudo no ultra. O uso da placa também partiu para 99%. Ele fica ainda mais bonito nessa resolução alta, e a placa aguenta muito bem. Em nenhum momento o FPS caiu para menos que 70, e a placa continuou fria e silenciosa.

Call of Duty: Warzone

Call of Duty Warzone

Um dos jogos mais famosos da atualidade foi colocado para rodar no ultra em 2,5K, para verificarmos seu desempenho com nossa 3060 TI. A média de FPS é incrível, mantendo a casa dos 100, mesmo em tiroteios pesados. O uso da placa ficou entre 98 e 99% a todo o momento. Essa placa realmente é ótima para quem deseja jogar games atuais nesta resolução.

Quando trocamos para Full HD, o ganho de FPS foi exponencial, subindo 50 FPS na média, partindo para incríveis 150 FPS. Você pode ter um ótimo desempenho no cenário competitivo com uma 3060TI. Fizemos um teste aumentando a rotação do cooler da placa para 100%, e ela desceu sua temperatura de 58 para 50 graus, e mesmo assim se manteve mais silenciosa do que a maioria dos modelos atuais.

E com esse teste, finalizamos nossa live. E aí, gostou os resultados? Vai fazer o upgrade para uma 3060 TI? Fala pra gente nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES