Uma versão modificada do trojan Cynos preocupa especialistas de segurança da Dr.Web, já que foi descoberto em mais de 190 aplicativos instalados em cerca de 9,3 milhões de dispositivos. O malware foi projetado especificamente para roubar dados confidenciais de usuários.

Dentre suas capacidades, os especialistas destacam a possibilidade de acesso a mensagens de texto, número de celular, localização e download e instalação de outros softwares maliciosos. Sua presença foi descoberta na loja AppGalery, presente nos dispositivos Huawei.

Identificado como Android.Cynos.7.origin, o malware parece estar presente apenas em aplicativos da loja da Huawei, que agora usa um sistema operacional próprio devido às restrições impostas sobre utilização de softwares do Google.

A ameaça, que já foi denunciada à Huawei, está presente em uma variedade de aplicativos, como jogos de tiro ou arcade, e estão disponíveis nas versões em inglês dos softwares, bem como nas variantes chinesas e russas.

Ao falar sobre a descoberta, os especialistas da Dr. Web disseram que o “Android.Cynos.7.origin é uma das modificações do módulo Cynos. Este módulo pode ser integrado a aplicativos Android para monetizá-los”.

Eles ainda afirmam que o malware é conhecido desde 2014 e que “algumas de suas versões têm funcionalidades bastante agressivas: enviam SMS, interceptam SMS, baixam e iniciam módulos extras e instalam outros aplicativos”.

Malware

Foto: Fit Ztudio/Shutterstock

Em nota, a Huawei afirma que “o sistema de segurança integrado do AppGalery identificou rapidamente o risco potencial desses aplicativos. Agora estamos trabalhando ativamente com desenvolvedores afetados para solucionar os problemas em seus aplicativos”.

“Assim que pudermos confirmar que os aplicativos estão limpos, eles serão listados novamente no AppGallery para que os consumidores possam baixar seus apps favoritos novamente e continuar a apreciá-los”, continua.

Por fim, a empresa revela que a segurança e privacidade do usuário é uma prioridade para a Huawei e que agradece “todo o feedback de terceiros para garantir o cumprimento deste compromisso”.

Via: Mirror

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários