Início Dicas e Reviews Review do Huawei FreeBuds 4i: fone surpreende na qualidade do som

Review do Huawei FreeBuds 4i: fone surpreende na qualidade do som

Huawei Free Buds 4i não entregou 10 horas de autonomia, mas surpreendeu bastante na qualidade do som. Confira o review deste fone TWS!

Logo no começo do mês de julho, a Huawei anunciou a chegada do FreeBuds 4i ao Brasil, o fone de ouvido TWS mais novo da marca com a promessa de oferecer até 10 de horas de autonomia.

Nós recebemos uma unidade deste fone de ouvido para review e, após passar praticamente uma semana com o mesmo para fazer chamadas, escutar músicas e realizar outras atividades, nós contamos o que achamos. A seguir, confira o review do Huawei FreeBuds 4i.

Acabamento e conforto na medida certa

O Huawei FreeBuds 4i é um fone de ouvido do tipo intra-auricular, que traz um visual e desenho bastante convencional e coloca o conforto em primeiro lugar. Apesar de ter um tamanho ligeiramente grande, a verdade é que o fone acaba sendo bem leve ao pesar aproximadamente 10 gramas.

Pessoalmente, não tive problemas em me adaptar rapidamente ao fone de ouvido com as borrachinhas padrões que vieram instaladas no mesmo. De forma geral, o fone ficou bem preso e mesmo ao fazer uma caminhada, em nenhum momento precisei ficar ajustando sua posição, o que considero bem positivo.

Huawei Free Buds 4i - fone

Um único detalhe que pode incomodar algumas pessoas é o fato do Huawei FreeBuds 4i ter “perninhas” um pouco longas, que podem encostar no rosto. Ainda na questão do acabamento, vale frisar que o fone também traz um par de borrachas extras de tamanhos diferentes.

Huawei Free Buds 4i - caixinha carregadora e borrachas

Já a caixinha para carregar o Huawei FreeBuds 4i acaba sendo bem discreta e vem em uma forma ovalada. Na parte da frente, felizmente, um LED de fácil visualização está presente para informar quando a caixa ficou aberta, quando o fone está atualizando e em outras pequenas ações. A conexão para sua recarga requer um cabo do tipo USB C, que já vem incluso no kit do fone.

Assim como praticamente qualquer fone True Wireless, o Huawei FreeBuds 4i também traz o suporte a atalhos via toques para realizar ações, como atender o telefone ou trocar de músicas. Inclusive, um ponto positivo aqui é que esses atalhos podem ser personalizados, ou seja, o usuário define como quer usá-los.

Huawei Free Buds 4i é balanceado

Se existe um quesito onde é bem difícil reclamar do Huawei FreeBuds 4i, este é no som. O fone da marca chinesa traz um volume excelente, que mesmo quando está no máximo não apresenta distorções ou ruídos indesejados.

Já o cancelamento de ruído cumpre bem o seu papel e em poucas oportunidades realmente escutei o que estava acontecendo ao meu redor ao deixar o fone com o volume em aproximadamente 70%. Inclusive, devo ressaltar, o volume máximo do fone provavelmente será evitado pela maioria das pessoas, já que o mesmo é realmente bem alto.

Em relação a qualidade sonora para escutar música, eu realizei testes com o Spotify configurado para a qualidade máxima e também com algumas músicas em Flac. De forma geral, o fone da Huawei me surpreendeu e demonstrou um equilíbrio bem grande em diferentes gêneros, como rock e metal, em que os agudos sempre marcaram presença.

Nos graves, por sua vez, o fone não deixa a desejar, apesar de não destacá-los tanto. Assim, para escutar alguns gêneros mais específicos, as pessoas podem acabar preferindo outras opções.

Nas chamadas, mais uma vez, o Huawei FreeBuds 4i não desaponta. Ao usá-lo para fazer ligações convencionais mesmo, eu não pude perceber nenhum problema tanto no áudio quanto no microfone, que sempre foi capaz de focar bem a minha voz ao invés de ruídos no ambiente ao redor em que estava.

Bateria oferece autonomia decente

A Huawei promete uma autonomia de até 10 horas para este fone de ouvido. De forma geral, o fone se saiu bem em meus testes, mas não consegui alcançar este tempo estimado, que deve variar bastante com os recursos e volume utilizado.

Com o nível do volume definido em aproximadamente 75%, ao usar o o Huawei FreeBuds 4i por quase duas horas, a sua carga desceu 20%. Já em um uso mais “diário”, de forma geral, a autonomia do fone para mim variou entre 6 e 7 horas.

Aplicativo poderia melhorar

Da mesma forma que outros produtos da Huawei, o FreeBuds 4i acaba sendo gerenciado pelo aplicativo AI Life, que possui versões para Android e iOS (sistema do iPhone). O app traz uma interface bastante simples e é fácil de ser utilizado, mas também é um tanto incompleto.

Ao acabar o rápido processo do fone ser identificado, a interface principal do aplicativo, que pode ser conferida na imagem abaixo, traz apenas informações referentes a sua bateria e a desligar ou ligar o cancelamento de ruído. Além disso, ainda no aplicativo é possível alterar os atalhos do fone ou fazer a atualização de seu firmware.

Huawei Free Buds 4i - App mostrando bateria

Assim, a crítica aqui mesmo fica por conta do aplicativo não trazer nenhum extra, como um equalizador, que poderia ser bem útil em inúmeras situações.

Conclusão

O Huawei FreeBuds 4i é um fone de ouvido que surpreende com sua qualidade sonora, que acaba sendo balanceada para muitos gêneros. Para ligações, o fone também cumpre bem o seu papel e é capaz de sempre deixar a voz do usuário mais limpa, o que pode ser útil para quem realiza muitas ligações fora de casa ou do escritório.

Em relação a autonomia, não posso dizer que me desapontei, mas esperava um pouco mais. Já o seu aplicativo, é verdade, fica atrás de soluções de outras empresas com fones de ouvido, que trazem equalizadores e alguns pequenos extras. O Huawei FreeBuds 4i está a venda oficialmente no Brasil com o preço sugerido de R$ 749.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES