Em clima de CES 2024, a Intel aproveitou a última segunda-feira (8) para anunciar a linha completa de processadores de 14ª geração para dispositivos portáteis e desktops. De quebra, a big tech ainda apresentou sua nova linha de CPUs Core Ultra Série 1 para laptops finos.

“Entusiastas de sistemas portáteis podem agora aproveitar a melhor experiência disponível com nossos processadores da série HX. E os usuários de desktop também já podem experimentar o desempenho eficiente e os recursos robustos dos nossos processadores de última geração de 65 watts e 35 watts”, celebrou Roger Chandler, vice-presidente e gerente geral da Intel para o Grupo de PCs para entusiastas, estações de trabalho e computação-cliente.

  • Para desktops

A começar pelas CPUs para desktops, 18 novos chips (variantes desktop, F e T) foram anunciados e se juntam aos processadores de 14ª geração que já haviam sido lançados em outubro do ano passado. E o carro-chefe tem nome: Core i9-14900.

Voltados para jogos, criação de conteúdo ou cargas de trabalho casuais, os hardwares se destacam por apresentar frequências turbo de até 5.8 Hz, até 24 núcleos (oito P-cores e 16 E-cores) e até 32 threads.

Além disso, as CPUs têm suporte para até 192 GB de memória total DDR5-5600 3.200 MT/S e DDR4 3.200 MT/S, além de compatibilidade com Wi-Fi 7, PCIe Gen 5.0, Gen 4.0 e Thunderbolt 4 (largura de banda de 40 Gbps) e suporte integrado para conectividade USB 3.2 com largura de banda de até 20 Gbps.

Segundo a Intel, esses processadores permitem executar cargas de trabalho de IA poderosa e de computação intensiva com mais núcleos em empacotamentos com soquete LGA. E tudo isso com mais eficiência, segurança e eficácia.

  • Para laptops

Já tratando-se de novas CPUs para laptops, é preciso fazer uma separação entre as linhas Intel Core HX de 14ª geração (uma atualização das versões móveis Raptor Lake) e Core Ultra Série 1.

A família HX de 14ª geração é sinônimo de potência bruta. E não à toa, os processadores de laptops são voltados para jogadores, criadores de conteúdo e profissionais que precisam de níveis mais altos de desempenho computacional.

Lideradas pelo i9-14900HX, as CPUs apresentam frequência turbo de até 5,8 GHz (otimizando desempenho de jogos em até 17% e performance multitarefa em até 51%), e até 24 núcleos (oito P-cores e 16 E-cores) e 32 threads.

E de acordo Chandler, essa família de processadores móveis (codinome Raptor Lake Refresh) combina a melhor conectividade da categoria com bom desempenho de um ou vários threads.

Por fim, a outra linha de processadores móveis anunciada foi a Core Ultra Série 1, que combina desempenho equilibrado e eficiência em laptops finos e leves.

Com frequências turbo de até 5.4 GHz, as CPUs trazem até 10 núcleos (dois P-cores e oito E-cores) e 12 threads, como visto no Core 7 150U. Isso sem contar em suporte para até 96 GB de memória DDR5-5.200 MT/S e DDR4-3.200 MT/S e para o que há de mais recente quando o assunto é conectividade.

Disponibilidade das novas CPUs Intel

De todas as linhas lançadas pela Intel, as CPUs de 14ª geração para desktops são as únicas que já estão disponível em lojas online e física. E o principal processador, i9-14900, está saindo por US$ 549 (R$ 2.686 em conversão direta).

Já as CPUs Core Ultra Série 1 serão lançadas ainda neste primeiro semestre, enquanto os processadores móveis HX de 14ª geração vão estrear em algum momento de 2024.

blog KaBuM! na CES 2024


blog KaBuM! estará presencialmente em Las Vegas, nos Estados Unidos, durante a CES 2024. Estamos preparando uma cobertura especial, trazendo novidades e tendências da feira, que acontece entre os dias 9 e 12 de janeiro. Enquanto você aguarda pelas novidades, veja outros conteúdos relacionados:

CES 2022

Imagem: Arquivo pessoal/Cesar Schaeffer


Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários