Fabricante vai lançar ‘remake’ de controle do Xbox 360
A Hyperkin já havia criado uma releitura do controle do primeiro Xbox, e anunciou um “controle” do Xbox 360 com suporte ao Xbox Series S/XBy - Rafael Arbulu, 23 novembro 2022 às 12:23
Normalmente, quando você pensa em jogar no Xbox Series S/X, você nem considera qual controle vai usar – convenhamos, um console que custa entre R$ 2 mil e R$ 4 mil já vem com seu próprio controle, certo? Bom, se você pensa diferentemente, a Hyperkin anunciou a criação de um “remake” do controle do Xbox 360 – você sabe, aquele Xbox de duas gerações atrás que algumas pessoas mais novas já estão chamando de “retrô”.
O modelo se chama “Xenon”, convenientemente batizado com o mesmo codinome do Xbox 360 quando ele ainda era um segredo. Posteriormente, o mesmo nome foi adotado para a unidade de processamento (CPU) do 360 em seus áureos anos de competição com o PlayStation 2 da Sony. O “novo” modelo é compatível com a geração atual do Xbox, além do Windows 10 e 11.
O “novo” controle tem virtualmente o mesmo design de sua versão original – cortesia de um licenciamento obtido pela Hyperkin da própria Microsoft – e tem compatibilidade com o Xbox Series S e X. Vale lembrar, a mesma Hyperkin também há havia lançado o “Duke”, uma releitura do controle do primeiro Xbox – aquele que não tinha nome composto.
O Xbox 360 foi originalmente lançado em 22 de novembro de 2005. Em outras palavras, ele completou 17 anos de vida na última terça-feira. Para muitos de nós, a lembrança mais nostálgica era a dificuldade que tínhamos de limpar o controle original pois éramos bocós o suficiente para encostarmos nele depois ou durante a ingestão de salgadinhos com quantidades nada saudáveis de corante.
A notícia pegou alguns especialistas de surpresa, que argumentam que os melhores controles – tanto no Xbox como no PC – são hoje baseados em designs mais avançados do que aquele apresentado pelo Xbox 360. Em todo caso, este parece ser mais um lançamento sem um apelo prático, e mais voltado à nostalgia.
Este modelo, aliás, segue à risca alguns fatores de sua inspiração e que, hoje, são pontos de discussão em outros mercados: a presença de uma entrada de 3,5 milímetros (a popular “P2”) para fones de ouvido cabeados, por exemplo. Por outro lado, ele tem a contemporaneidade de usar uma entrada USB-C, algo que o controle original não tinha porque…bem, USB-C naquela época não era nem um sonho de seus criadores.
O Xenon ainda não tem uma data prevista de lançamento nem um preço sugerido, e provavelmente será restrito ao mercado americano.
via PC Gamer
Comentários