Pare de ler se já ouviu isso antes, mas os games são cheios de termos técnicos. E dentro dos games, os eSports têm palavras ainda mais específicas. Se você está começando no universo dos jogos online e das partidas competitivas, é natural que palavras como “fragger” ou “leecher” deixem você meio perdido.

Por essa razão, a nossa equipe compilou alguns dos termos mais comuns que você definitivamente vai ouvir por aí, seja em MOBAs (olha aí, mais uma…) como League of Legends ou partidas de contexto mais controlado como Call of Duty: Warzone 2.0 ou Valorant.

Imagem mostra uma arena de eSports com plateia cheia

Imagem: ziiinvn/Shutterstock

Glossário gamer: como não ficar perdido dentro dos eSports

Por mais complicado que seja, é importante que você entenda os termos mais comuns, que são reproduzidos independente do jogo em que você estiver disputando a partida. Pois é, além da terminologia mais geral, os eSports também têm uma “língua” própria para cada jogo, e nem sempre elas se repetem.

Ainda assim, é importante pegar do começo já que vários termos são usados em uma mesma frase. Tais como:

  • AFK: sigla para “Away From Keyboard” (“Longe do Teclado”). Use isso quando precisar de uma pausa para “tirar água do joelho”, por exemplo
  • AoE: sigla para “Area of Effect” (“Área de Efeito”). Usado sempre que um golpe, magia, explosão ou algo do gênero atinge uma área e impacta vários jogadores ao mesmo tempo
  • Bots: participantes de uma partida controlados pelo computador. Geralmente são comuns em ambientes de treino, quando você quer só aparar as arestas na sua técnica
  • Buff: uma habilidade ou ação que gere um efeito positivo em você ou seu time, como mais resistência a tiros por X minutos
  • Camping: ação sua ou de outros jogadores de esperar escondido em um determinado canto do cenário, a fim de pegar oponentes de surpresa
  • Cheesing: ganhar uma disputa – ou a partida – por meio de alguma tática considerada “tosca” ou pouco competitiva. Cheesing, aliás, pode ser visto também em modos de um jogador, quando você insiste em uma só técnica contra um chefão difícil
  • Cooldown: o tempo de espera entre você ativar uma habilidade e poder ativá-la de novo
  • Debuff: o contrário de “Buff”, o debuff é uma habilidade ou ação que acarrete em um efeito negativo – receber dano dobrado por um tempo, por exemplo
  • DPS: sigla para “Damage per Second” (“Dano por Segundo”), em referência a quanto estrago uma classe de personagem ou uma arma específica consegue causar por cada golpe
  • Feed/Throw: ao contrário do que se pensa, os dois não são o mesmo, mas são similares. Feeding refere-se a quando se perde repetidas vezes consecutivas para um oponente – o que pode acontecer sem querer. Throwing é quando você está propositalmente entregando o jogo
  • Ganking: um jogador de alto nível deliberadamente atacar alguém de nível inferior, menos técnica ou que não tenha uma forma acessível de se defender
  • GG: sigla para “Good Game” (“Bom jogo”, “Grande partida” e sinônimos). Possivelmente uma das coisas mais bacanas para você aprender, o “GG” é usado como agradecimento por uma partida divertida – você ganhando ou perdendo
  • K/D (às vezes, “KDR”): sigla para “kill-to-death ratio”. A tradução literal é meio difícil já que “kill-to-death” pode ser “morte-por-morte”, mas a compreensão é fácil: essencialmente, é a média entre quantos inimigos você venceu versus quantas vezes você foi vencido por eles. IMPORTANTE: K/D não se refere a números absolutos – um jogador que matou 10 e morreu duas vezes terá um K/D de 5, enquanto aquele que matou seis e morreu uma vez terá um K/D de 6, por exemplo
  • Lag: esse é um termo mais voltado à informática, mas que se vê muito em jogos, essencialmente falando sobre o tempo entre você apertar o botão e ver a ação correspondente ser executada na tela. Isso pode ser influência de várias coisas, como a qualidade da sua conexão com a internet – um lag alto deve ser evitado a todo custo
  • Nerf: houve quem pensasse que “nerf” seria o contrário de “buff”, mas não é bem o caso: o nerf é essencialmente um enfraquecimento proporcional de um recurso do jogo, feito por parte da produtora – geralmente por meio de atualizações de sistema. Normalmente, um personagem “nerfado” é um que antes era forte demais sem motivo, e foi enfraquecido para equilibrar mais uma partida
  • Noob: essencialmente, um jogador novato. É comum ver esse termo sendo usado como ofensa – um jogador particularmente ruim, por exemplo – mas no literal, é só uma pessoa que está começando
  • OP: sigla para “Overpowered” (“Superpoderoso”). Essencialmente, é uma referência a qualquer coisa no jogo ou na partida que passe a impressão de ser forte demais, ou quase impossível de se vencer
  • Ping: mais um termo que vem da informática, o ping é a medida em milissegundos sobre o tempo que leva para uma informação do seu sistema (local) viajar até o servidor (online). Nos eSports, o ping e o lag são diretamente ligados, e um valor muito alto do primeiro consequentemente eleva também o segundo
  • PvP/PvE: sigla para “player versus player” e “player versus enemy”. O primeiro refere-se às partidas online onde todos os jogadores são humanos e competem entre si. O segundo envolve uma partida sua ou do seu time contra inimigos controlados pelo computador
  • Ragequit: algo que você nunca deve fazer em hipótese alguma, o ragequit é, na prática, sair da partida antes dela terminar simplesmente porque você está perdendo. O problema é que essa ação pode bagunçar as estatísticas de todos os jogadores envolvidos – uma falha grave de etiqueta nos eSports
  • RNG: sigla para “random generated number” (“número gerado aleatoriamente”), o “RNG” refere-se a elementos que não são os mesmos entre uma execução e outra. Na prática, imagine que você atire em seu inimigo: esse tiro causará um certo dano. O próximo tiro pode causar dano igual ou diferente do primeiro. Não se pode controlar isso diretamente, vale citar
  • Skin: um item cosmético (ou seja, que não tem valor ou influência dentro do desempenho da partida) que normalmente é vendido em qualquer jogo online por dinheiro real. Uma “cara nova” a algo que o jogo já tem por padrão, basicamente
  • Smurf:Smurf”, em resumo, é uma conta secundária usada por alguém mais avançado em um jogo. Normalmente, os smurfs são usados para jogadores de rankings mais altos enfrentarem aqueles de rankings menores sem penalização em suas contas
  • XP: sigla para “Experience” (“Experiência”), esse termo se refere ao volume de pontuação recebida por um personagem para que ele possa subir de nível
  • 1×1: um clássico dos eSports voltados para jogos em equipe, o “1×1” é visto como um desafio particular, “um contra um”, entre você e outro jogador.

Termos específicos de jogos ou gênero

Aqui, vamos tentar afunilar um pouco mais o jargão técnico dos eSports, com alguns exemplos relacionados a jogos ou gêneros específicos. Infelizmente, essa é a parte mais difícil, já que novos jogos, novas temporadas, atualizações constantes e outras reformas de conteúdo ajudam a disseminar novos e diferentes termos, então não repare se alguns nomes daqui já estarem desatualizados conforme você os vai usando.

Ah, e é importante lembrar que, devido à natureza similar de alguns jogos, boa parte dos termos se repetem – Overwatch, Valorant e Call of Duty são os principais culpados disso, pois todos são jogos de tiro em primeira pessoa, então várias partes da terminologia são compartilhadas pelos três.

Em Call of Duty e outros jogos de tiro

  • Ace: quando um jogador mata toda a equipe inimiga sem morrer nenhuma vez
  • Baiting: bait” significa “isca” em inglês. Logo, o baiting serve como “servir de isca”, ou seja, se colocar em uma posição de risco de forma proposital, para atrair a atenção do oponente ou tirá-lo de um esconderijo. Fazer isso sem uma estratégia alinhada com o resto do time é algo que a comunidade não gosta muito
  • Chalk: terminar uma partida cuja vitória já é impossível para você
  • Clutch: a famosa “virada”, quando você vence uma partida com todas as probabilidades contra você – por exemplo, derrotar sozinho toda a equipe inimiga ou derrubar vários oponentes com pouca energia
  • Collateral: o colateral é usado de forma rara, mas se resume a derrubar dois oponentes com o mesmo tiro. Geralmente, você precisa de um rifle de franco atirador (sniper) para isso
  • Deady: referência à habilidade Dead Silence, usada em quase todas as partidas de Call of Duty
  • Donut: terminar uma partida com uma vitória da equipe, mas sem que você tenha matado ninguém
  • Drop/Drop shot: agachar enquanto atira em um inimigo. É considerada uma manobra difícil de dominar
  • Fake Defuse: Fingir que está desarmando uma bomba para atrair os oponentes para fora de seus esconderijos. É considerada uma jogada avançada
  • Fragger: esse termo tem dois significados distintos. O mais comum refere-se a um jogador que elimina um grande número de inimigos, mas também é usado para se referir a alguém que mata o oponente com uma granada (frag grenade)
  • Heady: um inimigo (ou parceiro) que está posicionado por trás da cobertura, de forma que apenas a sua cabeça é visível (Head = cabeça)
  • Jump/Jump shot: atirar ou mirar durante um salto. É uma das ações básicas de defesa: se você sair de uma cobertura caminhando, pode ser vítima de um disparo inimigo que tem aquela área sob vigilância – pular dificulta a mira dele
  • Killstreak: refere-se às recompensas obtidas pelo jogo por manter um número alto de eliminações inimigas
  • Leecher: essencialmente, o “sanguessuga” é basicamente o jogador que pede coisas de graça, ou que tenta se aproveitar do ganho de outros membros para aumentar sua capacidade (seja em itens ou estatísticas)
  • Pré (mira/granada/tiro): Pre aim, Pre frag e Pre shot, essencialmente, referem-se à ação de mirar, lançar uma granada ou atirar em uma área onde você sabe que o oponente vai se dirigir. Geralmente, são mecânicas para jogadores bem avançados
CoD Warzone 2

Imagem: divulgação/Activision

Em League of Legends

  • AA – O termo vem de “auto-atack” que, em tradução livre, significa ataque básico
  • Ace – Termo usado quando uma equipe elimina todos os adversários dentro de uma janela de tempo
  • AD – Vem de “atack damage” que, em tradução livre, significa dano de ataque físico
  • Aggro – Em League of Legends, a expressão é usada para o jogador que vai tankar o dano de torres ou da base inimiga
  • All-in – Assim como no poker, o termo refere-se a uma jogada arriscada, em que se aposta tudo o que tem
  • AP – Vem de “ability power” que, em tradução livre, significa poder de habilidade
  • Armor – “Armadura”, em tradução livre
  • Armor Pen – O termo é uma abreviação de “penetração de armadura”
  • Assist – A expressão vem de assistência, ou seja, qualquer participação durante um abate
  • Atack speed – “Velocidade de ataque”, em tradução livre
  • B – O ato de “dar B” nada mais é que retornar à base, seja para recuperar vida, mana, ou para comprar itens
  • Back Door (ou BD) – Basicamente o ato de finalizar o game de forma discreta, surpreendendo o time inimigo
  • Backline – A linha de trás da equipe, quase sempre ocupada por campeões com muito dano, mas pouca resistência
  • Bait ou Baitar – “Isca”, em tradução livre; usado para atrair inimigos para uma armadilha
  • Base rush – Em League of Legends, significa a tentativa de destruir a base inimiga em uma jogada rápida
  • BG (Bad Game) – Termo usado para definir um jogo ruim
  • Bind – Controle de grupo que prende o adversário inimigo
  • Blind – Do termo “cegueira”, é um controle de grupo que debilita a visão de inimigos
  • Bounce Back – Cenário em que a wave de minions adversária será empurrada para uma região mais próxima de sua torre
  • Bruiser – Classe usada para campeões com dano e certo nível de resistência
  • Buff – Efeito que beneficia um campeão
  • Build – Conjunto de itens a ser definido pelo player de League of Legends
  • Burst – Ato de infringir muito dano em um curtíssimo intervalo
  • Bush – Nada mais é que “moita”, elemento característico presente em Summoner’s Rift
  • Cait ou Caitar – Basicamente a mecânica que combina andar com realizar ataques básicos durante uma situação
  • Call – Uma espécie de “ordem de jogada” a ser seguida por parte ou todos os integrantes do time
  • Camp ou Campar – Ato de dar suporte consecutivamente a uma lane em League of Legends
  • Carry –“Carregador” do time (geralmente um ADC ou um campeão com grande quantidade de dano)
  • CC (Crowd Control) – Controle de grupo usado para debilitar inimigos (exemplo: stun, knock-up, bind, etc)
  • CD (Cooldown) – Tempo de recarga para usar novamente uma habilidade
  • CDR (Cooldown Reduction) – Benefício oriundo de runas, items ou habilidades para diminuir o tempo de CD
  • Champion Pool – Leque de campeões dominado pelo player
  • Chase – Ato de perseguir um inimigo
  • Clear Wave – Em League of Legends, significa o abate de uma onda de minions
  • Client – Interface do League of Legends
  • Comp – Abreviação para “composição”, que abrange a combinação dos estilos de campeões de cada time
  • Counter – Termo usado para campeões, itens, ganks em resposta a um desses elementos
  • Creep – Sinônimo de minions
  • Critar – Ato de causar um dano crítico
  • CS – Vem de “creep score” e indica o número de minions e monstros da jungle abatidos
  • Dash – Habilidade de deslocamento (para pequenas distâncias)
  • DC – Abreviação do termo “Desconectar”
  • Debuff – Ao contrário de buff, ou seja, efeito que debilita um campeão
  • Disengage – Ao contrário de um Engage, ou seja, ato de interromper uma iniciação inimiga
  • Dive – Jogada de risco em League of Legends próxima a torres (ou fonte) inimigas
  • Dodge – No client, o ato de sair de uma seleção de campeões; in-game, uma habilidade para repelir ataques inimigos
  • DPS – Abreviação de “dano por segundo”
  • Draft – Momento da seleção de campeões
  • Duo – Ato de jogar junto de uma outra pessoa
  • Early Game – Momentos iniciais de uma partida de League of Legends, que dura desde o começo até cerca de 16 minutos de game
  • Elojob – Prática ilegal que consiste em subir o ranking de uma conta em troca de dinheiro
  • Engage – Ato de iniciar uma luta
  • Escape – Ato de escapar
  • Face check – Ato de entrar em uma determinada área do mapa sem nenhum tipo de visão
  • Farm – O mesmo que CS, ou seja, o indicador do número de minions ou monstros da jungle abatidos
  • FB (First Blood) – O primeiro abate em uma partida
  • Fear – CC que deixa o inimigo atordoado
  • Feedar – Ato de morrer consecutivamente para seus adversários (intencionalmente ou não)
  • FF – Oriundo do termo “Forfeit” que indica desistência
  • Flay – Habilidade de CC que dá knock-up nos adversários
  • Fog – Termo usado para algo que não pode ser visto, que não há visão
  • Follow – Expressão que significa acompanhar uma jogada
  • Frag – O placar de kills, mortes e assistência de cada jogador
  • Freezar – Em League of Legends, termo que expressa o congelamento de uma wave de minions em um determinado ponto da lane
  • Frontline – Linha de frente de um time, geralmente composta por campeões tanques ou com certo nível de resistência
  • Gank – Ato de dar suporte a uma rota aliada
  • Gap closer – Meio para aproximar-se de seu inimigo
  • GG – Abreviação de “Good Game”, que em tradução livre significa “Bom jogo”
  • GGWP – Abreviação de “Good Game Well Played”, que em tradução livre significa “Bom jogo, bem jogado”
  • Givar – Termo usado em League of Legends para abdicar de determinada situação
  • Gold – O mesmo que ouro
  • Grab – Habilidade de longa distância que pode puxar inimigos para perto
  • Harass – Sinônimo de poke, que ilustra infringir um pouco de dano aos seus oponentes
  • Heal – O mesmo que curar
  • Hitbox – Frames que determinam o tamanho de um campeão, skill, minions ou monstros da jungle
  • Hook – Sinônimo de Grab
  • Invade – Ato de invadir os territórios inimigos
  • KDA – Sinônimo de Frag
  • Knock-up – CC que joga os inimigos para o alto
  • Lag – Oscilações da conexão de internet
  • Late Game – Momento final de uma partida em League of Legends, geralmente após os 30 minutos de um game
  • Lane – O mesmo que “rota”, usado para ilustrar um dos caminhos (top, mid, bot ou jungle) em Summoner’s Rift
  • Last hit – Ato de dar o dano final para abater um minion ou campeão
  • Leash – Auxiliar um aliado (geralmente seu jungler) com dano contra um monstro ou minion
  • Lore – História específica de cada campeão presente em League of Legends
  • Macro – Conjunto de estratégias gerais no LoLzinho
  • Magic resist (MR) – “Resistência mágica”, em tradução livre
  • Main – Domínio de um determinado campeão ou rota
League of Legends - votação para objetivo

Imagem: Riot Games

Dicionário gamer, agora?

Como dissemos, jogos online conseguem ser competitivos não apenas durante as partidas, mas também na parte de comunicação entre os membros.

Conhece mais termos que a gente deixou passar aqui? Mostre pra gente nos comentários abaixo!

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