Os rumores de que a Sony poderia lançar a próxima versão do PlayStation 5 ainda neste ano estão cada vez mais quentes. Eis que o leaker Abhishek Yadav — citando como fonte o site francês Phonandroid que, por sua vez, citou fontes anônimas próximas ao assunto — divulga que a empresa japonesa está se preparando para liberar a versão Pro do console em algum momento em abril.

As informações trazidas por Yadav inflama uma afirmação recente dada pelo vice-presidente sênior da Sony, Hideaki Nishino, cujas palavras detalharam que 2023 seria “um momento importante” para o PlayStation. Lembrando que a versão mais recente do videogame chegou ao mercado há pouco mais de 2 anos, em novembro de 2020.

Em um fundo azul, a imagem exibe dois controles brancos do PlayStation 5 ao lado de um pedaço do console da Sony

O lançamento do PlayStation 5 (acima) ocorreu em novembro de 2020 – Imagem: Shutterstock

PlayStation 5 Pro fresquinho

O rumor sobre a Sony estar trabalhando em um novo hardware surgiu pouco depois de famoso leaker da indústria, Tom Henderson, falar sobre o assunto, afirmando que a companhia estaria já desenvolvendo a nova versão para o console com leitor de disco removível.

A especulação que tinha-se anteriormente, no entanto, era sobre o próximo modelo do videogame ser uma versão Slim — que é um modelo comumente visto nos consoles da Sony. À época desses rumores (via The Leak), o visual redesenhado do atual console estaria programado para chegar ao mercado em algum momento entre junho e agosto deste ano.

Se confirmado o modelo Pro, podemos especular que, com ele, chegarão também melhorias de desempenho e um novo chip da AMD.

As melhorias de desempenho do PlayStation 5 Pro, em partes, seriam possíveis por conta de uma interessante novidade na forma como o console provê o resfriamento interno: refrigeração líquida, ainda de acordo com as informações de Yadav.

Para quem não sabe ou não viu como funciona um sistema de resfriamento líquido, vale a pausa para a explicação: esse tipo de resfriamento foi adotado pelo mercado de PCs há alguns anos – em especial quando se fala de máquinas voltadas para jogos, por demandarem mais da capacidade de processamento, o que faz com que a máquina também aqueça mais.

O sistema possibilita a dissipação de calor por meio líquido, como mostra o vídeo abaixo da Corsair o qual ilustra um computador sendo montado considerando esse tipo de resfriamento.

A refrigeração líquida tem se popularizado por demonstrar grande eficiência em termos de diminuição de temperatura de CPU e GPU, além de diminuir consideravelmente o conhecido ruído causado pelas ventoinhas do resfriamento tradicionalmente feito por FANS e coolers.

Vale ressaltar que o resfriamento líquido não significa que é melhor que o resfriamento de ar tradicional, mas ele é atualmente mais caro. Isso pode significar na prática que — se confirmado o rumor — o novo sistema de refrigeração deve elevar o preço do console da Sony.

Outra mudança que podemos esperar caso o rumor de resfriamento líquido seja confirmado: uma modificação no design do aparelho para abraçar o novo sistema de refrigeração.

Claro que tudo isso que falamos até agora ainda não passa de especulações e teremos de esperar uma confirmação da própria Sony para concretizar possibilidades e comemorar (ou não) as transformações que o console pode sofrer.

A boa notícia para esse período de aguardo por novidades é que a Sony declarou recentemente que a escassez de chips não seria mais um problema para o desenvolvimento dos consoles, o que significa que mais unidades do PS5 no modelo atual devem chegar ao mercado antes do lançamento do próximo modelo.

Via: Gizchina

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários