Início Tecnologia Dragão: supercomputador da Petrobras tem 200 TB de RAM

Dragão: supercomputador da Petrobras tem 200 TB de RAM

O supercomputador Dragão, segundo a Petrobras, tem capacidade de processamento equivalente a 4 milhões de smartphones

A Petrobras ativou o maior supercomputador da América Latina. Com 200 terabytes de memória RAM e uma rede de 100 gigabits por segundo, o Dragão – como foi apelidada a máquina – tem capacidade de processamento equivalente a 4 milhões de smartphones ou mil laptops modernos.

De pequeno, o Dragão não tem nada, seja em números, performance ou tamanho. O supercomputador foi instalado em fileiras e tem, no total, 34 metros de extensão. Dez caminhões foram necessários para transportar todas as peças do equipamento. O processo de montagem da máquina levou cerca de três meses.

Dragão, o supercomputador da Petrobras - Imagem: Rafael Wallace / Petrobras
Dragão, o supercomputador da Petrobras – Imagem: Rafael Wallace / Petrobras

O que faz o supercomputador

A novidade faz parte dos planos da Petrobras de ampliar sua capacidade de processamento de dados para 40 petaflops até o final de 2021. A expectativa é que o supercomputador ajude também a reduzir os riscos geológicos e operacionais da empresa ao processar muito mais dados de forma mais rápida.

Segundo a empresa, os algoritmos desenvolvidos por seus geofísicos e analistas serão utilizados em projetos exploratórios, permitindo a geração de imagens com maior resolução em áreas de interesse para a exploração de petróleo e gás natural.

O novo supercomputador da Petrobras também promete impulsionará novas plataformas tecnológicas, digitalização e robotização com foco em ganhos de eficiência. Com o Dragão, a empresa brasileira soma nove supercomputadores em operação nos últimos dois anos.

O novo supercomputador deve entrar em operação no segundo semestre de 2021.

Outros novos supercomputadores

Esta semana, a Tesla revelou a criação mais recente da empresa, que é considerado o quinto computador mais poderoso do planeta e já está trabalhando no treinamento de sistemas de redes neurais utilizadas no piloto automático dos veículos da marca.

Supercomputador Tesla
Foto: Tesla

Com mais de 6 mil GPUs Nvidia, o Perlmutter também é um supercomputador anunciado recentemente. Este, vai ajudar a criar o maior mapa 3D do universo de todos os tempos. A máquina que está no National Energy Research Scientific Computing Center, em Berkley, nos Estados Unidos, promete avançar em uma das questões mais importantes da astrofísica.

Supercomputador Perlmutter

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES