A Tencent registrou US$ 27 bilhões (174,3 bilhões de yuans) de receita feita com jogos em 2021. Ao todo, o montante representa 31% da receita total da gigante chinesa que, por sua vez, alcançou a marca de US$ 87,9 bilhões (560,1 bilhões de yuans) — aumento de 16% ano a ano.

O lucro operacional foi de US$ 25 bilhões (159,5 bilhões de yuans), ou o equivalente a um aumento de 7%. O lucro anual se manteve estável, crescendo apenas 1%, ou US$ 20,1 bilhões (127,9 bilhões de yuans).

Ainda que a empresa tenha enfrentado desafios por conta da redução no tempo gasto por jovens com jogos eletrônicos em decorrência das restrições impostas pelo governo chinês — o que representou uma queda de 88% no tempo ano sobre ano, o segmento de games domésticos tiveram um valor significativo, respondendo por US$ 20,2 bilhões (128,8 bilhões de yuans) em 2021 ou 23% da receita total em games da empresa.

Ou seja, os jogos domésticos apresentaram um crescimento anual de 6%. Enquanto isso, os jogos internacionais responderam por uma receita de US$ 7,1 bilhões (45,5 bilhões de yuans). Embora isso seja o equivalente a apenas 8% da receita total de jogos da empresa, o segmento internacional foi o que mais cresceu, apresentando um aumento de 31% em relação ao ano anterior.

Lembrando que a empresa lançou no ano passado uma divisão de publicação de jogos global chamada Level Infinite — uma aposta para expandir o já crescente investimento da companhia no setor.

League of Legends: Wild Rift e outros jogos da Tencent

Dentre os principais títulos que trouxeram grandes ganhos para a Tencent estão o Honor of Kings, como primeiro da lista e principal fonte de renda da empresa na divisão de games, além de League of Legends: Wild Rift e The Battle of Golden Spatula.

League of Legends: Wild Rift

Reprodução: divulgação/Riot Games

Arcane, série animada derivada de LoL e que estreou na Netflix recentemente, também foi um sucesso citado pela empresa e que trouxe ganhos significativos aos negócios. Atualmente, seguindo a mesma vibe, a empresa está na busca de criar novos jogos, séries animadas e filmes baseados em Honor of Kings.

“O ano de 2021 foi desafiador, no qual adotamos mudanças e implementamos certas medidas que reforçaram a sustentabilidade de longo prazo da empresa, mas tiveram o efeito de desacelerar nosso crescimento de receita”, observou o presidente e CEO da gigante, Ma Huateng.

“Apesar dos ventos contrários financeiros, continuamos a fazer progressos estratégicos, incluindo a adoção generalizada de nosso software corporativo e ferramentas de produtividade, aumentando a criação e o consumo de conteúdo em nossas contas de vídeo e expandindo nossos negócios de jogos internacionais”, completou.

A gigante chinesa é proprietária de vários grandes negócios de jogos em todo o mundo, incluindo Riot Games, Sumo Group, Turtle Rock Studios, Sharkmob, Funcom, Wake Up Interactive e Leyou (que por sua vez possui a Athlon Games, a Digital Extremes e a Splash Damage).

Também detém participações na Activision Blizzard, Ubisoft, Supercell, Roblox, Epic Games, Netmarble, Paradox Interactive, Remedy Entertainment, Dontnod Entertainment, Bloober Team e Playtonic Games.

Mais recentemente, tornou-se acionista majoritária da Tequila Works, do game RiME, e assumiu participações minoritárias na Riffraff Games.

Via: GamesIndustry

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