No início deste ano, um grupo de modders, usando engenharia reversa, conseguiu tornar público o código-fonte dos jogos “GTA 3” e “GTA Vice City”. No entanto, o trabalho foi tirado do ar após reivindicações de direitos autorais supostamente vindas da Take Two – dona da Rockstar.

Na ocasião, uma DMCA (Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital) foi aplicada e os arquivos, que estavam hospedados no GitHub, foram removidos. A questão é que a lei pode ser aplicada por qualquer pessoa. Isso quer dizer que o pedido pode ter sido feito por algum indivíduo se passando pela empresa.

Pensando nisso, o criador do projeto, conhecido como Theo, solicitou ao GitHub o retorno dos arquivos do “GTA 3” e “Vice City”. O fórum prontamente atendeu a solicitação e disponibilizou novamente o projeto.

Em comentário ao Torrent Freak, Theo afirma que o código de seu projeto “tem engenharia reversa, não uma descompilação direta. Acredito que a afirmação da Take Two seja totalmente incorreta se este for o caso, uma vez que o código pode ser funcionalmente idêntico, mas não o mesmo”.

No entanto, como observa o Torrent Freak, a volta dos arquivos não quer dizer que o caso foi finalizado, apenas significa que o projeto estará disponível até que o detentor dos direitos autorais tome uma decisão legal. Por isso, se a Take Two quiser, pode resolver essa disputa no tribunal.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários