[WWDC23] watchOS 10 é anunciado com o retorno dos widgets
Com novas formas de interação dos usuários, watchOS 10 está previsto para estrear em versão pública já no mês que vemBy - Igor Shimabukuro, 5 junho 2023 às 15:26
Não foram apenas iOS 17 e macOS Sonoma que figuraram no WWDC23 da Apple nesta segunda-feira (5). Dentre os diversos anúncios da big tech, o watchOS 10 também ganhou holofotes como o sistema operacional next-gen dos smartwatches da marca.
—
Acompanhe a cobertura completa da WWDC nesta segunda-feira aqui no blog KaBuM!. Veja também os outros anúncios do evento:
- Apple anuncia chip M2 Ultra, que promete o dobro de núcleos de CPU e GPU
- Apple revela iOS 17 com novos recursos de comunicação
- Apple anuncia novo MacBook Air de 15,3 polegadas por US$ 1.299
- macOS Sonoma é introduzido com novos recursos para jogo e privacidade de navegação
- Vision Pro: Apple anuncia seu headset de realidade mista
—
Bem-vindo de volta, widgets
O principal destaque do novo sistema operacional para relógios inteligentes da Apple é, sem dúvidas, o retorno dos widgets. Com o novo Smart Stack redesenhado, os widgets agora estão de volta ao menu para acessos muito mais rápidos e fáceis às informações.
“Estamos apresentando o Smart Stack, oferecendo acesso rápido a informações proativas e relevantes, diretamente no display do relógio”, revelou Alan Dye, vice-presidente de design de interface humana da Apple.
O Clima, por exemplo, mostará a previsão no início do dia. Calendário e Lembretes também figurarão no topo para alertar os usuários, assim como Podcasts ou outros apps em execução. E todos os widgets poderão ser alternados com um simples giro.
Ainda falando sobre facilidade de acesso, um simples clique duplo no botão lateral de seu Apple Watch fará com que o watchOS 10 abra o Centro de Controle e exiba todos os aplicativos usados recentemente.
Felizmente, o retorno dos widgets não são as únicas novidades do watchOS 10. Isso porque o sistema operacional apresenta duas novas faces: Palette e Snoopy. O primeiro muda as cores conforme o clima muda, enquanto o segundo traz interações de Snoopy e Woodstock com o relógio e condições climáticas.
Não menos importante, o novo sistema operacional do Apple Watch também traz novos recursos de monitoramento para atividades físicas. Sem contar a exibição das atividades ao vivo nos iPhones, os relógios agora se conectam automaticamente a acessórios conectados por Bluetooth.
O watchOS 10 também traz novos algoritmos que combinam dados do sensor, otimizam recursos para ciclismo, caminhada e escaladas e ainda possibilitam novos registros de emoções e humores no app Mindfulness em prol da saúde mental dos usuários.
watchOS 10 chega em julho
Segundo a Apple, o watchOS 10 já está disponível em versão beta para desenvolvedores membros do Apple Developer Program. Uma versão pública (ainda em beta) está prevista para julho, e a versão oficial deve estrear até novembro deste ano.
E vale destacar que o sistema operacional será compatível com dispositivos Apple Watch Series 4 ou posteriores emparelhados com iPhone XS (ou posterior) executando iOS 17.
Comentários