Início Dicas e Reviews Como escolher a melhor webcam para você

Como escolher a melhor webcam para você

Com reuniões, aulas e até happy hour rolando pela internet, ter uma boa webcam é essencial; veja como escolher o modelo certo

Atividades antes reservadas a locais físicos específicos, trabalhar, estudar e até papear com os amigos são coisas que podem ser feitas facilmente pela internet. Para garantir que você seja mais que uma voz nesses encontros online, no entanto, é preciso ter uma webcam.

Mas, afinal, como escolher uma webcam e saber se ela tem os recursos certos para você? Não se preocupe, estamos aqui para te ajudar nessa decisão.

Escolhendo uma webcam

É natural não saber direito por onde começar na hora de escolher uma webcam, já que existe uma infinidade de modelos para se escolher. A melhor forma de mergulhar nesse universo sem se afogar, então, é saber o que procurar.

Em vez de te encher de termos complexos, especificações e coisas do tipo, separamos nosso guia de escolha de webcam em 4 casos de uso: para falar com amigos, para usar nas aulas, para trabalhar e, claro, para fazer streaming.

Ou seja, é só conferir a categoria que mais se encaixa com você e partir para a leitura. Vem com a gente!

1) Para falar com os amigos

Reprodução: Leon/Unsplash

Se você vai usar sua webcam apenas para bater papo com a família, fazer um happy hour virtual com os amigos e socializar de forma geral, as chances são que você será bem atendido por praticamente qualquer produto da categoria.

Modelos mais simples podem exigir que você esteja num ambiente mais claro para transmitir sua imagem com mais qualidade, enquanto periféricos mais avançados conseguem captar tudo mesmo em condições desfavoráveis.

2) Para usar nas aulas

Reprodução: Ben Mullins/Unsplash

Enquanto os alunos do Ensino Fundamental e Médio precisam da webcam garantir que estão acordados e prestando atenção, o pessoal do Ensino Superior utiliza o acessório para fazer perguntas, trabalhos em grupo e até o temido TCC.

A dica aqui é escolher um modelo com resolução de no mínimo 720p (também chamado de HD), com um campo de visão mais aberto – para que seja possível mostrar a lição e anotações – e microfone integrado, garantindo uma boa comunicação nas aulas.

3) Para trabalhar

Reprodução: visuals/Unsplash

Seja apresentando ou participando de reuniões, a webcam tornou-se um parceiro de quem trabalha de forma remota. Para garantir calls de qualidade e um entendimento perfeito do que é discutido no trabalho, é preciso investir um pouco mais no equipamento.

Assim, webcams 720p (HD) ou 1080p (Full HD) são as mais recomendadas. Também vale priorizar produtos que tenham lentes com boa sensibilidade à luz ou iluminação integrada, além de um microfone capaz de transmitir sua voz de forma limpa, sem ruídos.

4) Para fazer streaming

Reprodução: Sharad kachhi/Unsplash

Se você costuma fazer transmissões ao vivo mais profissionais na Twitch, no YouTube, Facebook ou outras plataformas, ter uma boa webcam pode ser a diferença entre produzir um conteúdo de qualidade ou ficar com a imagem apagada nas redes.

A preferência é por modelos com resolução 1080p (Full HD) ou até mesmo 4K (Ultra HD) com recursos como: alta sensibilidade a luz, foco automático (com ou sem rastreamento facial) e taxas de até 60 quadros por segundo (fps), para mais fluidez de imagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES