Um headphone Bluetooth com cancelamento de ruídos está longe de ser novidade. Mas e se esse mesmo acessório também dispor de um purificador de ar embutido? Por mais maluco que pareça, esse é o mais novo projeto da empresa britânica Dyson que acaba de ser anunciado ao público.

Intitulado de Zone, o headphone é o primeiro purificador de ar vestível da Dyson. Apesar dos objetivos básicos de proporcionar um áudio puro e de alta fidelidade, o produto foca em eliminar os ruídos do ambiente e filtrar a poluição da cidade. Em suma, é uma limpeza sonora e atmosférica.

“A poluição atmosférica é um problema global — afeta-nos onde quer que vamos. Nas nossas casas, na escola, no trabalho e enquanto viajamos, seja a pé, de bicicleta ou em transportes públicos ou privados. O Dyson Zone purifica o ar que respira em movimento. E, ao contrário das máscaras faciais, fornece uma nuvem de ar fresco sem tocar no seu rosto”, destacou Jake Dyson, engenheiro-chefe da Dyson.

O projeto é um antigo sonho da companhia que finalmente pôde ser concretizado. Mas claro, a trajetória não foi fácil. Foram seis anos de desenvolvimento e 500 protótipos antes da concepção final do Dyson Zone. Demorou, mas versão parece ter agradado à empresa.

Protótipos headphone Dyson

Imagem: Divulgação/Dyson

O headphone “saudável”

Antes de falar sobre o funcionamento do headphone vale destacar o visual dele. Apesar de um aspecto alá “Hannibal”, o design dele remete a um modelo futurista. As saídas de áudio possuem um formato padrão, mas o que chama a atenção é a viseira que ocupa a região de nariz e boca do usuário.

Headphone Dyson

Imagem: Divulgação/Dyson

Por falar nisso, é essa tal viseira que “entrega” o ar puro ao usuário. Mas o trabalho começa nos fones: cada um deles conta com um compressor que puxa o ar do ambiente e elimina pequenas partículas e impurezas presentes nele. É basicamente um filtro que ganhou uma versão em miniatura.

O ar puro então passa pelos compressores e chega até a viseira para que o usuário possa o ar filtrado. Importante lembrar que não há contato direto da viseira com a boca ou nariz do usuário e ela pode ser removida para que o acessório seja “apenas” um headphone comum.

Protótipos headphone Dyson

Imagem: Divulgação/Dyson

Já tratando-se do quesito áudio, não foram divulgados quais tecnologias sonoras estarão presentes no dispositivo. Sabe-se apenas que, segundo a Dyson, o resultado será de um “áudio puro e rico e cancelamento de ruído avançado”

O Zone também trará três modos de cancelamento de ruído. O modo de isolamento ativa o ANC quando a viseira é levantada. Abaixar a viseira vai mudar para o modo conversa, que desativa o ANC para que o usuário ouça uma segunda pessoa. O último deles é o modo transparência, que filtra sons urbanos desagradáveis como buzinas e sirenes.

Em breve nas prateleiras

Segundo a companhia, a expectativa é de que o Dyson Zone seja oficialmente lançado entre setembro e dezembro deste ano. Infelizmente, ainda não há informações sobre preço e disponibilidade do produto, mas é possível que novos detalhes sejam revelados antes da estreia.

Via: The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários