No último sábado (15), a erupção de um vulcão submarino próximo a Tonga chamou atenção de todo o mundo. Porém, é só agora que vemos alguns dos impactos secundários do evento, como o fato de que o pequeno país do Pacífico Sul pode ficar sem acesso à internet por até 2 semanas.

Erupção em Tonga

O aviso vem do próprio governo de Tonga em seu primeiro comunicado oficial após a erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai. No texto, o consulado da ilha alerta que a internet está fora do ar por conta do rompimento do único cabo submarino que conectava o país à web.

Segundo a empresa responsável pelo cabo de fibra óptica, deve levar até 2 semanas para que os reparos sejam feitos. Quer dizer, contanto que as coisas continuem caminhando bem e nenhuma atividade vulcânica mais violenta aconteça nesse meio tempo.

O fato de Tonga ser um país consideravelmente remoto impede que a operadora tenha uma resposta mais ágil ao problema. São necessários ao menos 9 dias para que o barco de conserto navegue de Papua-Nova Guiné para o local e ganhe acesso ao ponto em que o cabo de mais de 827 quilômetros de extensão foi rompido.

No passado, o governo tentou se preparar para episódios como esse com a contratação de um serviço de internet via satélite, mas desavenças com a provedora em questão impediram que a rede alternativa fosse instalada na ilha.

Vale lembrar que a falta de internet após grandes desastres acaba piorando ainda mais a situação da população local, que fica sem acesso a informações importantes, sistemas de amparo e saúde e até mesmo comunicação com parentes e o exterior.

Via: Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários