Início Tecnologia Cabo submarino do Google vai conectar Brasil aos Estados Unidos

Cabo submarino do Google vai conectar Brasil aos Estados Unidos

Além do Brasil, Argentina e Uruguai também irão usufruir da conexão com os EUA através do cabo submarino Firmina, o mais longo do mundo

O Google anunciou nesta quarta-feira (9) a construção de um cabo submarino que vai ligar a costa leste dos Estados Unidos a Las Toninas, na Argentina – a conexão se estende ainda à Praia Grande, no Brasil, e a Punta del Leste, no Uruguai.

Cabo submarino do Google vai conectar Brasil aos Estados Unidos
Além do Brasil, Argentina e Uruguai também irão usufruir da conexão com os EUA através do cabo submarino mais longo do mundo – Imagem: Google

O Google diz que este é o cabo submarino mais longo do mundo alimentado por uma única extremidade – o que ajudar a estabilizar sua conexão caso haja qualquer problema de fornecimento de energia.

Com 12 pares de fibra óptica, o cabo Firmina promete melhorar o acesso aos serviços do Google para usuários na América do Sul, oferecendo tráfego de dados com rapidez e segurança entre as Américas do Norte e do Sul.

Serviços como a própria busca do Google, Gmail, YouTube, e Google Cloud devem ser beneficiados com a infraestrutura submarina.

A comunicação por cabos submarinos

Nos cabos submarinos os dados viajam como pulsos de luz dentro das fibras ópticas. O sinal de luz é amplificado a cada 100 km com uma corrente elétrica de alta tensão fornecida nas estações de aterrissagem de cada país.

Em um momento que só se fala de satélites e soluções em fios quando o assunto é conectividade, os cabos submarinos continuam sendo a forma mais importante de conectar a rede ao redor do mundo.

Homenagem a uma brasileira

O nome do cabo submarino que vai ligar os Estados Unidos ao Brasil é uma homenagem a Maria Firmina dos Reis (1825-1917), uma abolicionista e romancista brasileira que explorou a vida de escravos afro-brasileiros em seu romance Úrsula, de 1859.

Cabo submarino do Google vai conectar Brasil aos Estados Unidos
Nome do cabo submarino é uma homenagem a Maria Firmina dos Reis, uma abolicionista e romancista brasileira – Imagem: Google

Mestiça e intelectual, Firmina é considerada a primeira romancista do Brasil. “Com este cabo, temos o prazer de chamar a atenção para seu trabalho e espírito pioneiros”, declara o Google em comunicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES