Quem trabalha em escritórios geralmente utiliza muitas ferramentas para auxiliar nas tarefas do dia a dia. É comum que essas pessoas se desdobrem para verificar e-mails, escrever textos, alimentar planilhas e até desenvolver apresentações. Por isso, as chamadas suítes office acabam sendo indispensáveis.
Apenas para contextualizar, uma suíte office é um pacote de aplicativos voltado para tarefas de escritório. Normalmente, esses conjuntos incluem editores de texto, agenda de compromissos, organizador de contatos, editores de planilhas e softwares para criação de apresentações. Tudo isso integrado de forma que o trabalho seja facilitado.
Para essa finalidade, o pacote mais popular, sem dúvidas, é o Microsoft Office. No entanto, por ser uma suíte paga, algumas pessoas não têm acesso. Pensando nisso, separamos algumas alternativas gratuitas que podem ser tão eficientes quanto a versão vendida pela Microsoft.
LibreOffice
O LibreOffice é um dos pacotes mais completos disponíveis atualmente. Em sua composição, é possível encontrar o Writer, para desenvolvimento de textos; o Calc, que funciona para criar planilhas; o Impress, para editar apresentações; o Draw, voltado para aplicação de desenho e fluxograma; o Base, para banco de dados; e o Math, que serve para editar equações.
Vale citar que o LibreOffice é um software gratuito e de código aberto. O interessante é que seu desenvolvimento é feito de forma colaborativa por pessoas interessadas a “desenvolver seus talentos e novas ideias”.
Apache OpenOffice
Distribuído para diversos sistemas operacionais – Windows, Unix, Solaris, Linux e macOS -, o Apache OpenOffice conta com ferramentas semelhantes às vistas no LibreOffice. Por isso, ambos são bastante parecidos na questão de funcionalidade.
WPS Office
O WPS Office oferece, além das versões para computador, variantes que podem ser usadas em dispositivos móveis (Android e iOS). O interessante aqui, além de suas funcionalidades, é que o usuário pode escolher um template que se encaixe em sua rotina de trabalho – estudante, professor e finanças.
Além disso, os arquivos e serviços podem ser utilizados de maneira integrada em diversas plataformas diferentes. O pacote oferece três componentes principais: Writer, Presentation e Spreadsheet. Cada um conta com funções essenciais para o trabalho do dia a dia.
A empresa por trás do serviço ainda oferece uma versão paga, voltada para negócios. Para obtê-la, os usuários devem encontrar a versão que se encaixa melhor em sua necessidade – com preços a partir de US$ 39.95 (R$ 207 em conversão direta) por ano.
Microsoft Office Online
Para quem não deseja comprar a suíte de aplicativos da Microsoft, a própria empresa fornece uma opção online e gratuita para ser usada a partir do navegador, chamada Microsoft Office Online. O interessante é que tudo fica salvo online, sem a necessidade de salvamentos manuais.
Além disso, graças à sua integração com outras ferramentas e aplicativos do pacote, todo o processo de trabalho é facilitado e todo problema pode ser resolvido com alguns cliques.
Google Docs/Drive
Outra suíte oferecida por uma grande empresa de maneira gratuita é o Google Docs por meio do Drive. Por lá, é possível escrever documentos, criar planilhas, desenvolver apresentações e até lançar um formulário do Google. Basta acessar a conta do Google Drive e escolher a opção de utilização. Vale citar que tudo é feito diretamente no navegador. Não é necessário baixar nenhum software.
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