Início Softwares Conheça as melhores suítes office gratuitas

Conheça as melhores suítes office gratuitas

Os pacotes de ferramentas, conhecidos como suíte office, trazem softwares que ajudam nas tarefas de escritório do dia a dia

Quem trabalha em escritórios geralmente utiliza muitas ferramentas para auxiliar nas tarefas do dia a dia. É comum que essas pessoas se desdobrem para verificar e-mails, escrever textos, alimentar planilhas e até desenvolver apresentações. Por isso, as chamadas suítes office acabam sendo indispensáveis.

Apenas para contextualizar, uma suíte office é um pacote de aplicativos voltado para tarefas de escritório. Normalmente, esses conjuntos incluem editores de texto, agenda de compromissos, organizador de contatos, editores de planilhas e softwares para criação de apresentações. Tudo isso integrado de forma que o trabalho seja facilitado.

Para essa finalidade, o pacote mais popular, sem dúvidas, é o Microsoft Office. No entanto, por ser uma suíte paga, algumas pessoas não têm acesso. Pensando nisso, separamos algumas alternativas gratuitas que podem ser tão eficientes quanto a versão vendida pela Microsoft.

LibreOffice

O LibreOffice é um dos pacotes mais completos disponíveis atualmente. Em sua composição, é possível encontrar o Writer, para desenvolvimento de textos; o Calc, que funciona para criar planilhas; o Impress, para editar apresentações; o Draw, voltado para aplicação de desenho e fluxograma; o Base, para banco de dados; e o Math, que serve para editar equações.

LibreOffice
Foto: LibreOffice

Vale citar que o LibreOffice é um software gratuito e de código aberto. O interessante é que seu desenvolvimento é feito de forma colaborativa por pessoas interessadas a “desenvolver seus talentos e novas ideias”.

Apache OpenOffice

Apache Open Office
Foto: Apache Open Office

Distribuído para diversos sistemas operacionais – Windows, Unix, Solaris, Linux e macOS -, o Apache OpenOffice conta com ferramentas semelhantes às vistas no LibreOffice. Por isso, ambos são bastante parecidos na questão de funcionalidade.

WPS Office

O WPS Office oferece, além das versões para computador, variantes que podem ser usadas em dispositivos móveis (Android e iOS). O interessante aqui, além de suas funcionalidades, é que o usuário pode escolher um template que se encaixe em sua rotina de trabalho – estudante, professor e finanças.

WPS Office
Foto: WPS Office

Além disso, os arquivos e serviços podem ser utilizados de maneira integrada em diversas plataformas diferentes. O pacote oferece três componentes principais: Writer, Presentation e Spreadsheet. Cada um conta com funções essenciais para o trabalho do dia a dia.

A empresa por trás do serviço ainda oferece uma versão paga, voltada para negócios. Para obtê-la, os usuários devem encontrar a versão que se encaixa melhor em sua necessidade – com preços a partir de US$ 39.95 (R$ 207 em conversão direta) por ano.

Microsoft Office Online

Microsoft Office Online
Foto: Microsoft Office Online

Para quem não deseja comprar a suíte de aplicativos da Microsoft, a própria empresa fornece uma opção online e gratuita para ser usada a partir do navegador, chamada Microsoft Office Online. O interessante é que tudo fica salvo online, sem a necessidade de salvamentos manuais.

Além disso, graças à sua integração com outras ferramentas e aplicativos do pacote, todo o processo de trabalho é facilitado e todo problema pode ser resolvido com alguns cliques.

Google Docs/Drive

Google Docs
Foto: Google

Outra suíte oferecida por uma grande empresa de maneira gratuita é o Google Docs por meio do Drive. Por lá, é possível escrever documentos, criar planilhas, desenvolver apresentações e até lançar um formulário do Google. Basta acessar a conta do Google Drive e escolher a opção de utilização. Vale citar que tudo é feito diretamente no navegador. Não é necessário baixar nenhum software.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES