Para os leitores mais antigos do blog KaBuM!, este é o momento do ano em que revivemos o famigerado, queridíssimo, ilustríssimo Destaques da Semana e fazemos um especial com o nosso tradicional apanhadão de 12 matérias mais lidas ao longo de 2023 por vocês. Assim a gente pode entrar em 2024 com os dois pés na porta.

Aproveitando o ensejo, queremos deixar mais uma vez o nosso muito obrigado por acompanharem o nosso trabalho diariamente, sempre prezando por trazer os melhores e mais relevantes conteúdos. Boa virada de ano e, em janeirão (vulgo amanhã), esperamos você por aqui para recebê-los novamente com o suprassumo das notícias de Entretenimento, Games e Tecnologia que fazem a essência deste site.

Um beijo e um queijo!

12) Robôs enfermeiros

Se ter um robô enfermeiro parece coisa de filme Sci-Fi, imagine ter 100 deles disponíveis para cuidar de pacientes? Esta é a promessa que a Fourier Intelligence queria cumprir neste ano. O primeiro protótipo do humanoide, chamado GR-1, a empresa conseguiu lançar em julho e a ideia era ter outros 99 até o fim do ano. Não sabemos se o número chegou realmente aos 100, mas que eles conseguiram agrupar um montante considerável de máquinas para poder colocá-las em pré-venda, isso eles conseguiram, sim (e com o bônus de fazer um vídeo de dancinha).

Tá certo que a máquina, com seus 1,65m de altura e 55 kg, ainda possui uma mecânica bem parecida com os robôs bizarros da Boston Dynamics (só eu tenho medo deles?) Mas, ao menos, eles estão sendo construídos para auxiliar na saúde e podem ser muito úteis, especialmente em situações de risco para humanos.

 

11) Seu Madruga, astro de Hollywood

Sim, estamos falando dele mesmo, do ilustríssimo Don Ramón. Mas astro de Hollywood? O feito foi possível graças à Inteligência Artificial (IA) que, às vezes, nos dá umas criações muito boas. Boas nível Seu Madruga em Mad Max. Ou um Super-Madruga-Homem. Ou, ainda, um Don Ramón muito elegante de terno e gravata borboleta no melhor estilo “Madruga, Seu Madruga“.

Como somos muito legais, colocamos uma mini galeria abaixo para você ter um gostinho do que foram essas ~maravilhosidades~ da tecnologia. Mas, para ver outras criações, você vai ter de ver a matéria completa aqui.

[Retrospectiva 2023] Destaques da Semana especial: as 12 notícias mais lidas do ano
[Retrospectiva 2023] Destaques da Semana especial: as 12 notícias mais lidas do ano
[Retrospectiva 2023] Destaques da Semana especial: as 12 notícias mais lidas do ano

 

10) Need for Speed Underground 2 Remake

Need for Speed por si só foi um jogo icônico no mundo dos jogos de corrida. Quando o Underground 2 foi lançado, lá nos idos de 2000, o game marcou fãs pelas possibilidades, sendo o primeiro jogo com mundo aberto da franquia e também pelas inúmeras personalizações possíveis para os carros. Daí que, quando um fã decidiu recriar o jogo em Unreal Engine, não precisamos dizer que o público foi à loucura, não é mesmo?

Mesmo a notícia sendo do início do ano, o remake ainda continua sem data definida de lançamento. Mas como uma atualização de sim de ano, vale mencionar que no mês passado, os responsáveis pelo remake liberaram um novo vídeo demonstrando alguns carros e as clássicas manobras (que você pode ver aqui, ou dando o play abaixo). Para acompanhar o andamento do projeto, o canal é o 2Unreal5Underground.

 

9) Pode jogar fora a caixa do PlayStation

Acumuladores de plantão (ou só todos nós mesmo) ficaram chocados com a afirmação de que, sim, tá liberado jogar fora a caixa do PlayStation. Como foi muito bem lembrado na matéria, ao menos uma pessoa na redação do blog KaBuM! ainda tem a caixa do PlayStation 2 (só a caixa mesmo, sem o console, vale ressaltar). Quem disse essa blasfêmia frase foi a própria Sony, pelo perfil britânico da companhia no ex-Twitter. O problema? Quase nenhum internauta se mostrou muito a fim de concordar com a sugestão. O que rendeu muitas reclamações e também a posição de número 9 da nossa lista de mais lidas.

Imagem mostra a caixa original do PlayStation 2 à venda na internet

Um dos motivos para não jogar a caixa fora: ela vale dinheiros – Imagem: reprodução/Mercado Livre

 

8) GTA 6 em 150 dias

Enquanto a Rockstar ficou quase uma década deixando todo mundo curioso e se perguntando sobre o desenvolvimento do GTA 6 – que só foi oficialmente confirmado no ano passado. Eis que um fã tomou às rédeas e criou o seu próprio GTA IV em 150 dias. DI-AS. O youtuber 12th Hour, conhecido por recriar outros jogos, decidiu fazer sozinho a sua própria versão do clássico título. Ficou bom? Bem, você vai ter de dar o play no vídeo abaixo para tirar suas próprias conclusões.

 

7) Netflix e a polêmica das contas

Se teve uma coisa polêmica no mundo dos streamings neste ano, podemos dizer que foi a iniciativa da Netflix em acabar com a “mamata” dos usuários e cortar o compartilhamento de contas. O fim do compartilhamento foi triste, fez muita gente pensar em realizar um protesto contra a empresa e até fez pessoas chorarem porque agora elas iam ter de, no máximo, dividir o sofá (e só). Por isso, nada mais justo do que essa mudança tão chocante fazer parte da nossa lista de mais lidas do ano.

Netflix

Imagem: Kaspars Grinvalds/Shutterstock.com

 

6) Mamilos polêmicos no bruxão

Enquanto alguns davam adeus ao Henry Cavill como o bruxão na série The Witcher, baseada na franquia de videogame, outros se impressionavam com outra coisa. Não, não estamos falando sobre o braço musculoso do ex-Super-Homem (que também já passou por aqui em algum dos Destaques da Semana). Estamos falando do baita ~nudes~ que chegou com a atualização de The Witcher 3.

Vale lembrar também que o causo nem era para ter acontecido em primeiro lugar. Mas acabou que a CD Projekt Red (CDPR) deu uma de “espertona” e acabou usando um mod – e não apenas qualquer mod, mas um mod ultrarrealista, para ficar bem claro mesmo – sem a devida permissão do criador. E deu no que deu… Mais sobre a polêmica, você pode ler aqui.

Imagem editada mostra parte da atualização de The Witcher 3, da CD Projekt Red

Imagem: NexusMOD/CDPR/Reddit/Reprodução

 

5) Vídeos de GTA VI antes do GTA VI

Olha só quem está aqui novamente entre as mais lidas? Ele, claro, o GTA 6 – que, agora, é o de verdade. O que mais teve no ano foram vazamentos de possibilidades que um GTA 6 recém-confirmado poderia trazer. Em maio, só alguns meses depois de a Rockstar ter confirmado a existência do título, eis que surgiram alguns vídeos e que chamaram a atenção do público, especialmente porque dava aquele gostinho de “serasse é isso mesmo, gente?” Não precisamos dizer que posteriormente a Rockstar fez a divulgação oficial do que seria o novo jogo. Também não precisamos lembrar que, para variar um pouco, o anúncio vazou e a empresa teve de liberar o teaser antes do combinado, né?

Sessanta Nove - GTA 6 - GTA VI

Imagem: reprodução/Rockstar

 

4) Vazamento do Windows 12 (ou quase isso…)

E falando em vazamento, temos a nossa quarta posição do ranking que vai para ele, o Windows. Obviamente, tinha que ter uma notícia sobre este, que é o mais usado OS do mundo. O causo, no entanto, é que o “vazamento” nem foi feito por um terceiro e sim pela própria Microsoft, durante o Build 2023.

No evento, o calendário do Outlook usado na apresentação fez uma menção “sem querer” (talvez querendo) sobre uma reunião relacionada ao Windows 12. Ao menos foi o que ficou especulado com o título sugestivo da reunião. Qual era? “The Next generation of Windows” (ou “A próxima geração do Windows”). Quem estava convidado para a ~call~? Panos Panay, diretor de produtos da Microsoft. Apenas.

Imagem mostra o logotipo do Windows 12, da Microsoft, na tela de um celular

Imagem: rafapress/Shutterstock

 

3) Você versão Funko POP!

Se a thread de criar um personagem da Disney deu o que falar no ano, esta também foi outra das fofurices que chegaram com a IA em 2023: você pode criar o seu próprio colecionável versão Funko com o prompt do Microsoft Designer.

Crie seu próprio Funko POP! com este prompt do Microsoft Designer

Funko do Cesar Schaeffer (conhecido também como editor-chefe do blog KaBuM!) – Imagem: Microsoft Designer/blog KaBuM!

 

2) Parte 2 de Boruto: Naruto Next Generations tá on!

Seis anos se passaram desde que Boruto: Naruto Next Generations estreou nas telinhas, em abril de 2017. Apesar dos fãs terem ficado menos tempo do que a galera do GTA esperando a Rockstar, ainda assim são seis longos anos para, enfim, ter a confirmação de uma continuação do anime. O episódio 293, que foi o último da primeira parte de Boruto, foi exibido em março e, apesar da segunda parte não ter data de estreia, ao menos sabemos que a produção existe.

Boruto: Naruto Next Generations

Imagem: reprodução

 

1) A extinção da Internet

A primeiríssima notícia das mais lidas do ano parece um pouco catastrófica e talvez tenha sido por isso que ela acabou chamando tanta atenção e, consequentemente, assumindo a coroa das produções do ano. Para Geert Lovink, professor da Universidade de Amsterdã e da Universidade de Ciência Aplicada de Amsterdã (AUAS), a ideia era de fato ser provocativo em seu novo ensaio intitulado “Extinction Internet” (“Internet da Extinção”, em tradução livre), em que ele elabora, sob uma perspectiva distópica, um futuro no qual a internet desaparece (parcialmente) e somos forçados a abrir mão de nosso vício tecnológico.

Vai dizer que ele tá completamente louco? Eu não colocaria minha mão no fogo se tivesse de apostar alguma coisa aqui…

[Retrospectiva 2023] Destaques da Semana especial: as 12 notícias mais lidas do ano

Imagem: reprodução/HvA


Os Destaques da Semana foi uma coluna semanal publicada pelo blog KaBuM!. O objetivo era trazer informação de forma leve, sem deixar o compromisso jornalístico de lado — nada como aquela pitadinha de entretenimento, só para dar um gostinho de quero mais. E, claro, de forma resumida, porque o negócio principal sempre foi ser informativo, afinal — sem tempo, irmão. O projeto, posteriormente, ganhou um desdobramento em vídeos feitos em parceria com a KaBuM! TVPara ler todas as edições dos Destaques da Semana e relembrar os melhores momentos, clique aqui.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários