Em 1984, na Rússia, um matemático chamado Alexey Pajintov criou o jogo Tetris, que leva este nome justamente pela quantidade de quadrados que formam suas peças. O jogo se provou viciante logo em suas primeiras versões, mas demorou um pouco até realmente se tornar conhecido e, neste domingo (6), completa 37 anos.
Esta data, inclusive, é conhecida como “Tetris Day”, um jeito encontrado por jogadores para fazer um tipo de homenagem ao aniversário da primeira versão do jogo. O título foi lançado em 1984 para um computador chamado Electronika 60, que ficou restrito à União Soviética.
Uma das curiosidades de Tetris para este computador é que, em sua primeira versão, o jogo não tinha exatamente “gráficos”. O Electronika 60, diferente dos outros computadores da época, usava blocos de textos para formar as imagens e não tinha capacidades gráficas avançadas.
Primeira versão de Tetris em outras partes do mundo saiu em 1988
Por causa também das dificuldades impostas em seu país, quando o jogo foi criado, Alexey Pajintov ainda não sabia exatamente como funcionava o negócio dos games em outras partes do mundo para fazer seu título chegar a mais pessoas. Assim, apenas após o jogo ir parar na Bulgária em 1988, é que o título chegou ao ocidente nas mãos de outras desenvolvedoras.
Diferentemente de sua primeira versão, o Tetris de 1988, desenvolvido pela Mirrorsoft, contava com gráficos mais sofisticados, ao menos para a época, e foi lançado para alguns PCs e videogames bem populares, como Amstrad PCW, ZX Spectrum, Commodore 64 e outros. Assim, o título não demorou muito para chegar aos Estados Unidos.
Em 1989, uma versão produzida pela Nintendo para o Game Boy, seu primeiro portátil, também contribuiu para sua popularização. Inclusive, uma versão do portátil com o título e o “cabo link” foi lançada nos Estados Unidos e Europa para permitir que as pessoas disputassem partidas de Tetris multiplayer em qualquer lugar.
A Sega, por sua vez, até tentou um acordo para ter uma versão própria do jogo para o Mega Drive, mas devido a divergências, o título teve seu lançamento cancelado e apenas 10 cópias foram produzidas. Entretanto, em 2019, finalmente, a empresa conseguiu lançar o jogo oficialmente no Mega Drive Mini.
Nos outros anos, apesar dos videogames terem evoluído bastante, novas versões do Tetris com sua proposta simples continuaram a ser lançadas. No total, contando apenas títulos oficiais, existem mais de 70 jogos.
Tetris segue sendo popular até hoje
Com diferentes versões sendo publicadas por diversos desenvolvedores, ao longo dos anos, Tetris também viu surgir novos modos de jogo. Ainda no Nintendinho, em 1991, o Tetris ganhou um modo que adicionava um tipo de “bomba” para ter blocos atrapalhando os jogadores em suas partidas.
Ainda em 2020, Tetris ganhou dois novos títulos, sendo estes: Tetris Effect Connected e Puyo Puyo Tetris 2. Os dois jogos possuem grande foco em partidas para mais de um jogador e estão disponíveis para PC e consoles.
Com os jogadores em busca de bater novos recordes, recentemente um YouTuber chegou a demonstrar a eficácia de uma nova forma para jogar o título. Assim como mostra o vídeo abaixo, a sua estratégia envolve rolar os dedos pelo controle enquanto aplica pressão no d-pad de forma a movimentos saírem mais rápidos.
Tetris tem versões gratuitas
Quem estiver querendo apenas passar um tempo jogando este clássico pode acessar este link em seu navegador para ter acesso a uma versão simples e gratuita do título. Já quem possui um celular com o Android ou iOS (sistema do iPhone) pode acessar esta outra versão gratuita, que é constantemente atualizada.
Comentários