Início Tecnologia 7 jogos e ferramentas que usam realidade aumentada

7 jogos e ferramentas que usam realidade aumentada

A realidade aumentada introduz uma camada a mais de interação entre o usuário e o mundo real.

Softwares de realidade aumentada podem ser um interessante passatempo em várias ocasiões. E o Pokémon Go é um dos games mais populares para smartphones que tiraram proveito dessa capacidade. Mas, quais são os apps que também utilizam essa tecnologia? E como ela pode ser aplicada fora do mercado de entretenimento?

Para responder a essa pergunta, reunimos uma lista com alguns dos melhores apps que encontramos para realidade aumentada, indo de games a ferramentas para o dia a dia, às visualizações de projetos de arquitetura em 3D renderizadas em tempo real. Confira a seleção.

1. Minecraft Earth (Android e iOS)

Minecraft Earth
(Fonte: Minecraft Earth/Reprodução)

Substituindo o teclado e o mouse pela realidade aumentada, o Minecraft Earth leva os cubos de um dos jogos mais conhecidos do mundo para a câmera do celular, adicionando um pouco daquele cenário à nossa realidade.

O modelo não é muito distante do que é ter peças de Minecraft reais, mas conta com extras interessantes: interações com animais do game, coleta de recursos em caminhadas reais, caça a monstros espalhados pelas ruas, cultivo e criação de construções pessoais com os objetos coletados e muito mais.

2. Pokémon Go (Android e iOS)

Precursor da tendência de games mobile que interagem com a vida real, Pokémon Go tenta importar a experiência dos protagonistas dos games mais conhecidos para os usuários de smartphones. A proposta é simples: saia andando pelas ruas enquanto encontra PokéStops para coletar itens aleatórios para auxiliar na sua jornada de caça às feras virtuais.

Depois disso, há as batalhas entre Pokémons, participação de Ligas de Batalha GO e muitas outras modalidades para aproveitar as conquistas das suas caminhadas. É baixar, se cadastrar e começar a aventura!

3. Ink Hunter (Android e iOS)

Gratuito para download, o Ink Hunter tenta demonstrar como uma tatuagem ficaria em uma determinada posição do seu corpo com a realidade aumentada. O processo é tão simples quanto apontar a câmera para o local desejado para receber a tatuagem. É uma ferramenta bem útil para ajudar nas primeiras tatuagens.

Ink Hunter
(Fonte: Ink Hunter/Divulgação)

4. Google Tradutor e Maps

A Google nunca desaponta quando o assunto é acessibilidade e ferramentas úteis para o dia a dia. Desde que o celular “aprendeu a ler”, todos os apps da Google aproveitam essa capacidade para aprimorar sua experiência, e uma delas é o Google Tradutor. Dentro do app, aperte o botão “Câmera”, conceda permissões e veja o texto focado pela câmera ser traduzido em tempo real para o idioma desejado.

Google Tradutor e Maps
(Fonte: TechCrunch/Reprodução)

No Google Maps, o cenário é igualmente interessante para turistas desprevenidos. O recurso “Live View” leva as rotas desenhadas no mapa para a realidade aumentada, permitindo que você chegue ao seu destino sendo orientado a todo instante. Entre no app, determine um destino e clique no botão “Live View” no canto inferior.

Ambos são gratuitos e estão disponíveis para Android e iOS.

5. Medida e Measure

Exclusivo para o iOS, esse aplicativo utiliza a realidade aumentada e as detecções de profundidade para determinar distâncias e medir objetos como uma fita métrica. Há um grau limitado de precisão e ele avança de acordo com a tecnologia e a qualidade dos sensores, mas o Medida faz um bom trabalho ao fornecer estimativas da distância de um ponto a outro e é um grande aliado para tarefas rotineiras.

Exclusivo para o iOS, esse aplicativo utiliza a realidade aumentada e as detecções de profundidade para determinar distâncias e medir objetos como uma fita métrica. Há um grau limitado de precisão e ele avança de acordo com a tecnologia e a qualidade dos sensores, mas o Medida faz um bom trabalho ao fornecer estimativas da distância de um ponto a outro e é um grande aliado para tarefas rotineiras.

Medida
(Fonte: Google/Reprodução)

A opção para Android é o Measure, da Google, que tem a mesma proposta que o aplicativo exclusivo para iOS, mas é integrado ao ecossistema da gigante das pesquisas.

Os apps são tão intuitivos quanto qualquer outra ferramenta já mencionada: abra o aplicativo, autorize a câmera, estabeleça um ponto de referência e leve a linha até o fim da medição desejada para obter a distância entre os pontos.

6. Augment

Augment é o aliado perfeito para estudantes e profissionais de Arquitetura e Design de Interiores, pois permite que usuários visualizem suas plantas baixas em modelos tridimensionais e na escala correta. O software é capaz de projetar objetos, estrutura e texturas de forma realista, quase como uma verdadeira maquete de um projeto.

Augment
(Fonte: Blog da Arquitetura/Reprodução)

Existem outras aplicações para o Augment, como a visualização de outros itens e de projetos em tamanho real e muito mais. Ele pode ser testado gratuitamente por 14 dias e oferece planos personalizados para varejistas, companhias, estudantes e professores. Mais informações estão disponíveis no site oficial do Augment.

7. Unity

Para os interessados em trabalhar com realidade virtual, a Unity oferece ferramentas valiosas para impulsionar seu trabalho. A companhia disponibiliza recursos avançados para a criação de experiências em realidade aumentada que interagem com o mundo real de forma inteligente. Nesse caso, é necessário ter um celular e um computador preparados para a tarefa. Mas, vale experimentar as possibilidades proporcionadas pela tecnologia Unity.

E aí, gostou de nossas sugestões? E fica aqui mais uma super dica para você, que quer aproveitar o melhor da realidade aumentada. Baixe já o KaBuM! APP para conferir uma seleção das melhores marcas e modelos de smartphones do mercado.

Por: Igor Almenara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Vem aí o PlayStation 5

Com lançamento previsto para o final de 2020, as expectativas dos gamers para a chegada do novo console da Sony são grandes. Confira!

O primeiro PS5 do KaBuM! pode ser seu

Confira as últimas novidades do console e participe da promoção “Esse PS5 é Meu” para ganhar o primeiro exemplar do produto no KaBuM!

Conheça o ROG Phone 3, lançamento da Asus

Smartphone apresentado pela marca nesta semana conta com Snapdragon 865 Plus e até 16 GB de RAM.

Monitores de 360Hz para as novas gerações de GPUs

360Hz é a promessa das placas de vídeo da nova geração. Mas, qual o impacto disso na hora de jogar?